Critérios do DSM-IV-TR para o Transtorno Bipolar

Escrito por paul bright | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Critérios do DSM-IV-TR para o Transtorno Bipolar
Transtorno bipolar (Adam Gault/Digital Vision/Getty Images)

O Transtorno Bipolar é caracterizado por mudanças de humor graves. Isso não descreve necessariamente alguém que está bem em um dia e nervoso no próximo. Os psiquiatras e outros profissionais de saúde mental o classificam como um distúrbio real no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais IV ou DSM-IV-TR. Ao compreender os aspectos técnicos do Transtorno Bipolar, uma pessoa pode ser capaz de reconhecer os sinais e sintomas de algo diferente de um humor inconstante.

Outras pessoas estão lendo

Definição

O DSM-IV TR caracteriza o Transtorno Bipolar como uma condição na qual o paciente tem mudanças de humor significativas que duram de semanas a meses de cada vez. Os pacientes terão pelo menos um episódio maníaco, onde o humor é elevado; seguido por um período de normalidade ou equilíbrio de pelo menos dois meses antes do início de um episódio depressivo maior. Essas mudanças de humor não podem ter sido causadas por esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo, transtorno psicótico ou transtorno de ilusão. Elas também não podem ser um resultado direto de substâncias tomadas, tais como pílulas para dormir ou anfetaminas prescritas.

Episódios maníaco e depressivo

Durante o episódio maníaco, os pacientes podem sentir um humor mais elevado que o normal. Eles podem ter muita energia, dificuldade de se concentrar em um projeto e precisam de muita atividade física ou sexual. Alguns episódios maníacos podem exigir hospitalização para proteger o paciente do perigo para si ou para outros. Quando o humor deprimido se estabelece, os pacientes terão pouca ou nenhuma energia para completar as mais básicas das tarefas diárias. Eles podem ser preenchidos com sentimentos de culpa, insegurança e até mesmo pensamentos de morte. O DSM-IV relata que 10 a 15% dos pacientes bipolares cometem suicídio. Considerando que as fases maníacas e depressiva geralmente duram pelo menos 3 semanas, um episódio misto envolve estes episódios com duração de uma semana ou menos antes da transição. Os episódios mistos são muitas vezes atribuídos à ciclagem rápida do transtorno.

Subtipos

Existem subtipos do Transtorno Bipolar. O transtorno bipolar tipo 2 tende a não ter pacientes que chegam a uma fase maníaca completa. Em vez disso, eles têm um episódio hipomaníaco, onde o humor é elevado e a energia é mais elevada do que o normal, mas mais facilmente controlada. Os bipolares do tipo 2 também têm episódios mais longos e mais crônico depressivos. Os pacientes do Transtorno Bipolar de rápida ciclagem terão pelo menos 4 episódicas de mudanças dentro de um ano. As mudanças de humor que acontecem dentro de um dia são referidas como ultrarrápidas.

Transtornos associados

Outros transtornos são comumente associados a pacientes com Transtorno Bipolar. Não é raro encontrar pessoas com síndrome do pânico ou fobia social que também têm Transtorno Bipolar. As doenças físicas, tais como anorexia e bulimia nervosa estão também associadas. Embora as substâncias não possam contribuir diretamente com um episódio maníaco, o abuso de substâncias, como um todo pode contribuir para o transtorno.

Estatísticas importantes

Aproximadamente 90% dos pacientes diagnosticados com episódios maníacos terão um episódio recorrente, enquanto que 10 a 15% dos adolescentes que têm um episódio depressivo maior desenvolverão o Transtorno Bipolar 1. Homens e mulheres são igualmente diagnosticados com Transtorno Bipolar tipo 1. Os homens tendem a ter episódios maníacos antes dos episódios de depressão e durante o pós-parto, as mulheres provavelmente desenvolverão episódios psicóticos relacionados. Os períodos pré-menstruais também podem agravar todos os episódios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível