Intoxicação por ibuprofeno em cães

Escrito por adrienne farricelli Google | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Intoxicação por ibuprofeno em cães
Tenha cuidado ao dar medicamentos ao seu animal de estimação doente (Image by Flickr.com, courtesy of Jose Roberto V. Moraes)

Muitas vezes, é tentador para os proprietários de animais de estimação o uso de alguns medicamentos de venda livre quando seu cão não está se sentindo bem. No entanto, nem todos os medicamentos feitos para seres humanos são seguros para uso em cães. Entre esses medicamentos, o ibuprofeno pode causar problemas significativos e até mesmo ser fatal.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O ibuprofeno é um medicamento anti-inflamatório não-esteróide (AINE). Ele vem em comprimidos comumente encontrados na seção de alívio para dor na maioria das farmácias com nomes como Advil, Motrin e Nuprin.

 Intoxicação por ibuprofeno em cães
O ibuprofeno é encontrado em farmácias (Image by Flickr.com, courtesy of D'Arcy Norman)

Função

A principal função do ibuprofeno é reduzir a produção de prostaglandinas para que haja menos dor e inflamação. No entanto, na maioria das vezes até a boa prostaglandina que é responsável por proteger o estômago e aquelas que garantem o bom fluxo sanguíneo para os rins são inibidas. Essa é a razão porque o ibuprofeno é potencialmente tóxico para os cães.

 Intoxicação por ibuprofeno em cães
O ibuprofeno pode causar problemas em humanos também (Image by Flickr.com, courtesy of Robby!)

Opiniões de especialistas

De acordo com o site PetPlace.com, a dose tóxica de ibuprofeno responsável por úlceras estomacais é de 50 mg/kg, e a dose tóxica responsável por insuficiência renal é de 150 mg/kg.

Sintomas

Os sintomas que indicam toxicidade de ibuprofeno são vômitos (com ou sem sangue), dor abdominal, diarreia, fezes sanguinolentas e pretas, perda de apetite, aumentado da sede, aumento de micção, letargia, desidratação, tontura e, em casos severos, convulsões.

Tratamento

O objetivo do tratamento é tratar úlceras de estômago, evitar o comprometimento renal e controlar as convulsões, se presentes. O prognóstico é geralmente bom quando o cão é atendido imediatamente.

Prevenção/solução

Se o cão tiver ingerido apenas ibuprofeno, é melhor chamar um veterinário imediatamente. O cão pode ser induzido a vomitar (dentro de duas horas de ingestão), diminuindo significativamente as chances de toxicidade por ibuprofeno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível