O que é um crossover variável em High-Pass/Low-Pass/Full-Pass?

Escrito por matt mcgew | Traduzido por philipe oliveira
O que é um crossover variável em High-Pass/Low-Pass/Full-Pass?
O crossover promove corte de frequências para melhora a qualidade sonora do seu som automotivo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Em sistema de áudio, drivers e alto-falantes reproduzem som baseados em frequências altas, baixas e médias. Esse processo é chamado de efeito de crossover e ocorre devido ao fato de que a vasta maioria dos sistemas de som não consegue cobrir todo espectro suficientemente para minimizar a distorção sonora e manter uma proporção apropriada da frequência.

Crossovers variáveis

O recurso de um crossover variável significa que o ouvinte pode configurar a frequência da faixa de corte do crossover. Muitas marcas de sistemas de alto-falantes não oferecem esse recurso. Ao contrário, esses sistemas de som oferecem bandas já otimizadas para uma frequência específica e uma configuração de frequência que divide os sons automaticamente. No entanto, outros alto-falantes vêm com uma opção de crossover manual e oferecem ao ouvinte a capacidade de definir configurações de som específicas, tais como reproduções de frequências graves, médias e agudas.

Por que incluir crossovers?

Um crossover é uma importante parte de um sistema de áudio que ajuda a prevenir danos aos alto-falantes com passar do tempo. O crossover divide o som, criando e mantendo um balanço, sem sobrecarregar um alto-falante ou uma frequência específica. Além disso, a maioria dos alto-falantes são limitados em certas frequências que eles podem reproduzir sem distorção. A distorção não somente afeta a qualidade do som do sistema, como também danifica o alto-falante com passar do tempo.

High-Pass vs. Low-Pass

Como os nomes implicam, crossovers high-pass e low-pass controlam a frequência que passará em um alto-falante em particular. Os crossovers high-pass efetivamente bloqueiam as baixas frequências. Por outro lado, crossovers low-pass bloqueiam as frequências mais altas. Todavia, esse processo de filtragem não se dá por uma simples ação. Em vez disso, o efeito do crossover é um processo progressivo e gradual. Portanto, existe uma variação considerável na efetividade de diferentes sistemas de áudio no bloqueio de frequências específicas.

Crossover full-pass

O full-pass é um tipo de crossover que permite que quaisquer frequências passem através dos alto-falantes. Um crossover full-pass, entretanto, é o método menos eficiente para um sistema estéreo, pois esse tipo de crossover permite mais frequências que a faixa de áudio original. Isso pode eventualmente levar ao dano do alto-falante.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível