Cuidados com a vinca

Escrito por emma watkins | Traduzido por heloisa alves cardoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados com a vinca
A vinca exige pouco do seu tempo para prosperar (periwinkle image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Você provavelmente conhece a vinca pelo nome mais comum, pervinca, uma planta perene que faz trilhas deixando uma cobertura bonita e colorida na terra. Ela tem uma época de floração longa, produzindo flores da primavera ao outono. As pervincas florescem em tons de violeta, rosa e branco e não exigem cuidados especiais.

Outras pessoas estão lendo

Características

A vinca cresce em hastes arqueadas que prosperam e enraízam se entrarem em contato com o solo. A folhagem de forma oval é brilhante e verde escura. As flores parecem cataventos e têm cinco pétalas. Eles começam a florescer na articulação das folhas na primavera. Apesar da maioria dos jardineiros plantarem as vincas como cobertura de solo e margens, elas também se adaptam bem em vasos. Use uma cesta suspensa ou mantenha seu vaso longe do solo. Caso contrário, sua vinca criará raízes, tornando difícil removê-la sem danificá-la.

Tipos

Há dois tipos principais de vinca: A vinca maior e a vinca menor. A vinca maior é uma variedade grande e cresce mais rapidamente, especialmente em áreas com sombra. Os montes podem crescer até 60 cm de altura, com folhas de 7 cm de comprimento e flores com 5 cm. A vinca menor se espalha lentamente e se parece com uma miniatura da vinca maior, suas folhas não têm mais do que 4 cm de comprimento e as flores têm apenas 2,5 cm. Os montes têm cerca de 15 cm de altura.

Necessidade de luz

Ambos os tipos de vinca crescem melhor em sombra total ou parcial. Mas se você vivem em um clima onde os verões são frios, sua planta se desenvolverá bem em sol pleno. Por não exigir muita luz, a vinca poderá ser plantada em vasos dentro de casa.

Necessidade de água

Quando for plantar a vinca pela primeira vez, regue abundantemente o solo. A partir daí, regue apenas uma vez por semana no verão e a cada duas semanas na primavera e outono. Nos dois primeiros anos da planta a rega precisará ser ajustada de acordo com as necessidades da planta, para manter o solo úmido, mas não saturado, durante todo o tempo na época de crescimento. Lá pelo terceiro ano, sua vinca estará tolerante à seca suave. Para ajudar a conservar a água, aplique cobertura vegetal de casca ao redor da base da vinca.

Condições do solo

Idealmente, plante sua vinca onde o solo é solto e drena bem. Mas se isso não for possível, a vinca também se adaptará a um solo pobre como a areia. Na primavera, quando começar o novo crescimento, adube sua planta com um alimento de liberação lenta. Um fertilizante 10-10-10 dará uma nutrição equilibrada, fornecendo 10% de nitrogênio, 10% de fósforo e 10% de potássio.

Doenças

Algumas vezes as infecções por fungos atacam as vinhas, causando a morte das plantas. Se você notar lesões nas hastes ou manchas marrons na folhas, corte-as. Jogue todas as partes infectadas no lixo ao invés de deixar no chão. Além disso, evite regar por cima, use uma mangueira de jardim.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível