Comportamento

Como cuidar dos filhotes de mini yorkshire

Escrito por louise lawson | Traduzido por lean pereira
Como cuidar dos filhotes de mini yorkshire

Os filhotes da raça yorkshire precisam de um dono dedicado e observador

yorkie puppy image by Joy Fera from Fotolia.com

Enquanto nenhum registro reconhece quaisquer variedades de cães "mini" ou "micro", os criadores ocasionalmente dão estes nomes a seus menores animais. Os criadores da raça Yorkshire Terrier não são diferentes, pois eles consideram muitos de seus cães menores como sendo "mini yorkies". Estes pequenos cachorros são bastante delicados e requerem um cuidado especial devido ao seu tamanho.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caixa pequena
  • Cama para cachorros
  • Coleira
  • Correia
  • Brinquedos
  • Petiscos
  • Ração de boa qualidade
  • Objetos de cuidados caninos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Compre seus filhotes de um criador experiente. Eles têm anos de prática com a raça, e podem garantir que seus animais são saudáveis e isentos de quaisquer problemas genéticos antes mesmo de procriar. Criadores com má reputação muitas vezes não executam exames de saúde, e têm pouca experiência com a raça Yorkshire, o que pode levar à produção de filhotes não saudáveis.

  2. 2

    Agende uma consulta com seu veterinário tão logo traga seu novo filhotinho para casa. Ele terá de ser vacinado e examinado para vermes. Os mini yorkies são propensos a ter problemas como hipoglicemia, e o veterinário pode realizar exames de sangue para ver se existem outras anomalias genéticas.

  3. 3

    Crie uma área segura para que ele possa dormir. Ponha uma pequena caixa em um lugar tranquilo da casa, e coloque uma cama canina macia no canil. O espaço deverá ser amplo o suficiente para que o cão descanse confortavelmente, mas não grande a ponto de poder caminhar e brincar. Leve-o ao canil na hora de dormir e sempre que não puder observá-lo de perto.

  4. 4

    Proteja seu filhote com uma coleira. Mini yorkies adoram brincar e explorar, e é possível que caminhem para longe se não forem bem controlados. Mantenha-o preso à correia sempre que sair e também durante idas ao veterinário ou pet shop.

  5. 5

    Brinque com seu cão frequentemente para queimar o excesso de energia. Yorkies são naturalmente cães de caça, e ficam muito agitados sem o estímulo necessário. Por isso, leve-o sempre para caminhadas ou jogue seu brinquedo favorito em atividades curtas, de cinco minutos.

  6. 6

    Treine seu filhote desde o primeiro dia. Mini yorkshires são notoriamente difíceis no treinamento de banheiro, e adiar o processo torna tudo mais difícil. Cerque uma pequena área, e observe-o atentamente para impedi-lo de fazer suas necessidades ao redor da casa. Leve o cão para fora ao menos uma vez por hora e também depois das sonecas e refeições, e observe-o silenciosamente até que termine. Elogie-o com uma pequena recompensa, repetindo o processo até que esteja treinado a fazer suas necessidades no lugar devido.

  7. 7

    Alimente seu filhote com três pequenas refeições ao dia. Mini yorkies são propensos a ter hipoglicemia, e alimentá-lo dessa maneira equilibra o nível glicêmico de seu sangue. Escolha uma ração de alta qualidade especialmente produzida para raças pequenas, e alimente-o de acordo com as instruções da embalagem. Mantenha água fresca disponível em todo o tempo para prevenir desidratação.

  8. 8

    Cuide de seu cão diariamente. A camada de pelos longa e sedosa dos mini yorkies tende a criar nós, e uma escovação diária vai preveni-los. Afrouxe os nós com seus dedos e escove o pelo com uma escova adequada. Limpe o focinho com um pano úmido para remover resíduos de comida, e limpe a área ao redor dos olhos com água morna a quente para prevenir manchas lacrimais. Corte as unhas dele com um pequeno cortador de unhas, tirando apenas uma pequena quantidade de cada uma para prevenir que chegue ao sangue.

  9. 9

    Escove os dentes do cão ao menos uma vez por semana. Mini yorkies são notórios por ter dentes ruins, e uma escovação frequente diminuirá a deterioração dental. Observe atentamente o início do processo de dentição, aproximadamente aos cinco ou seis meses de idade. Os dentes dos filhotes devem cair naturalmente na medida em que surge a dentição adulta, mas em muitos casos os cães dessa raça mantêm sua dentição infantil. Caso você note problemas dentários, agende uma consulta com seu veterinário.

  10. 10

    Castre seu filhote. Cães Yorkshire têm maior tendência a desenvolver câncer de próstata e tumores mamários, e as fêmeas correm o risco de infecções uterinas graves, como a piometra. Muitos yorkies são sensíveis à sedação, então peça que quaisquer procedimentos médicos que requerem anestesia sejam feitos de forma simultânea.

Dicas & Advertências

  • Não deixe seu filhote com cães desconhecidos. Seu tamanho pequeno faz com que seja mais propenso a ferimentos e lesões, e ele pode se machucar facilmente se os outros forem muito duros na brincadeira.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media