Mais
×

Como cuidar de uma groselheira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As variedades correntes de groselha incluem a preta, a vermelha, a branca e a rosa. Todas são espécies da família Ribes, que inclui ainda a groselha-espinhosa. Uma planta de tamanho médio, este arbusto frutífero cresce até cerca de 1,5 m de altura em um agregado que consiste em múltiplos ramos. O crescimento anual ocorre no início do brotamento das folhagens e flores na primavera. As groselhas vicejam em climas com verões frescos e invernos frios; as zonas de resistência climática de 3 a 5 do USDA (Departamento de Agricultura americano) são ideais.

Instruções

As groselhas crescem em climas frios (red currants image by kasiap from Fotolia.com)
  1. Plante as groselheiras em uma área que receba o sol da manhã e à tarde uma meia-sombra. A planta viceja em solos ricos e ligeiramente argilosos. Plante-a no início da primavera, logo que o solo esteja explorável e antes de iniciar a estação de crescimento.

  2. Plante as groselheiras em intervalos de 1,5 m. Esses arbustos compõem um forte acréscimo à paisagem, acrescido do bônus de uma colheita anual. Esse compacto arbusto também se dá bem em recipientes de cultivo: selecione um vaso de plantio de cerca de 56 litros para um pavimento ou quintal.

  3. Na primavera, espalhe uma camada de matéria vegetal de 10 cm de espessura, para manter o chão e as raízes frescos durante o calor do verão. Use palha, lascas de madeira ou aparas de gramas. A matéria vegetal também controla ervas daninhas e melhora o solo.

  4. Comece regando na primavera, à medida que a planta emerge da dormência. Use irrigador fixo uma ou duas vezes por semana para umedecer completamente a terra em torno das raízes. Descontinue a rega após a colheita, para permitir que a groselheira entre em dormência. Regue menos na estação chuvosa e úmida.

  5. Na primavera, entre setembro e outubro, aplique um fertilizante balanceado 10-10-10 (partes iguais de nitrogênio-fósforo-potássio) em um círculo em torno do tronco. Mantenha o fertilizante a 30 cm da base da árvore, em um círculo. Não o deixe alcançar o tronco ou as folhas. Trabalhe-o na parte superior da terra a cerca de 7,5 cm do chão. Verifique na embalagem os métodos de aplicação e as diluições.

  6. Faça a poda na primavera, entre setembro e outubro. Retire quaisquer galhos com mais de cinco anos. As groselheiras produzem frutos em galhos com três a quatro anos de idade. Para uma boa colheita, retire todos os ramos, menos oito ou nove mais saudáveis. Em um ambiente paisagístico, faça a poda do arbusto na primavera para melhorar a aparência e criar uma forma desejável.

Dicas

  • As groselheiras experimentam estresse quando o solo ou a temperatura do ar se elevam acima de 29,5 graus Celsius, segundo a California Rare Fruits Growers Association (Associação de Produtores de Fruteiras Raras da Califórnia).

O que você precisa

  • Matéria vegetal
  • Fertilizante
  • Água
  • Tesoura de poda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article