×
Loading ...

Como cuidar de uma lagarta em um frasco até que vire uma borboleta

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma atividade divertida para as crianças para o início de primavera e verão é coletar lagartas em frascos e mantê-las como animais de estimação até que elas se transformem em borboletas. Você também pode comprar kits de borboleta online e encomendar lagartas, casulos e larvas. Os kits vêm com instruções fáceis de seguir para manter a lagarta segura, protegida e alimentada até virar uma borboleta. Mas se você encontrou lagartas ao ar livre e está à procura de instruções sobre como cuidar delas, tem alguns passos simples para seguir. Coletar lagartas para vê-las se transformar em borboletas é fácil, divertido e educativo.

Instruções

Manuseie a sua lagarta com gentileza, elas são facilmente danificadas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Limpe um pequeno aquário ou um frasco de um litro e deixe secar naturalmente. Coloque um pedaço de rede ou tela sobre a parte superior do tanque ou frasco e prenda-o rapidamente com um elástico ou fita adesiva. Não use um frasco em que a parte superior tenha buracos furados, já que o metal afiado poderia cortar a lagarta.

    Loading...
    Um grande frasco com uma rede na parte superior é o melhor lugar para manter a sua lagarta (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  2. Coloque o ramo com a lagarta dentro do frasco. Adicione também várias outras varas para o frasco, de modo que sua lagarta tenha lugares para explorar e possa encontrar uma vara adequada para fazer a sua crisálida. Preste especial atenção na planta em que a lagarta está vivendo e alimentando.

  3. Lembre-se de que planta você retirou a lagarta para que você possa voltar e recolher folhas frescas para alimentar a lagarta. Esta será a única planta que ela irá comer. É importante fazer novas perfurações no frasco todos os dias. Remova todas as folhas velhas ou restos que não foram comidos. Mantenha as folhas frescas, colocando-as em um tubo floral.

  4. Borrife o frasco ou aquário com água de uma garrafa de spray todos os dias para que a lagarta possa tomar as gotas de água. Não coloque um pires de água na jarra ou a sua lagarta poderia cair e se afogar.

    Lagartas apenas comerão as folhas da planta hospedeira em que esteve vivendo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  5. Monitore seu animal de estimação diariamente certificando-se de que todas as folhas comidas são substituídas por novas e de que há água suficiente. Certifique-se também de que outros insetos não entraram dentro do frasco: aranhas podem comer lagartas. Certifique-se que o frasco não mofe por causa do ambiente úmido.

    Ver uma borboleta nascer de uma crisálida de lagarta permite que você veja as maravilhas da natureza mais de perto (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  6. Interrompa o fornecimento de comida e água uma vez que sua lagarta forma seu casulo. Basta olhar para uma borboleta emergir. Normalmente isto leva de duas a três semanas. Em seguida liberte-a. Borboletas geralmente não conseguem viver muito tempo em cativeiro.

Loading...

Dicas

  • Certifique-se de que o seu frasco tenha espaço suficiente para as asas de uma borboleta expandirem quando ela "nascer" ou ela não será capaz de voar.
  • Se o casulo cai do galho, use um pouco de cola (tipo super bonder) para recolocá-la.

O que você precisa

  • Frasco ou tanque com uma tampa em rede
  • Borrifador
  • Tubo floral

Referências

Loading ...
Loading ...