on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais os predadores do pavão?

Atualizado em 03 janeiro, 2017

Os pavões são os machos de uma espécie de ave da família dos faisões, são conhecidos pela cauda cheia de penas longas e coloridas. Eles são criados, principalmente em fazendas, em razão de sua bela plumagem. E são símbolo nacional na Índia. Apesar de majestosos, essas aves são praticamente indefesas, tornando-as presas fáceis.

O pavão macho é conhecido por sua cauda com longas penas cintilantes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Predadores naturais

As duas espécies principais de pavões são as verdes e azuis. Os verdes são originários da Birmânia e de Java, enquanto os azuis provêm da Índia e do Sri Lanka. Esses países abrigam uma ampla variedade de caçadores, e os pavões são alvos de grande felinos selvagens como tigres e leopardos, mas também podem ser devorados por animais menores como o mangusto ou até cães.

Loading...

Zoológico

O pavão é um animal orgulhoso, que defenderá seu território agressivamente, assim como faz na natureza quando busca companheiro para acasalar. Ele é, geralmente, bastante territorialista e pode lançar-se violentamente contra outras aves, se essas invadirem seu espaço. O pavão verde precisa ser separado de outros animais em zoológicos ou outros criadouros de aves.

Tratamento como bicho de estimação

Enquanto algumas espécies de pavão estão ameaçadas de extinção, muitas pessoas ao redor do mundo os mantém como animal de estimação em casa ou em fazendas. No entanto, se a família tiver outros animais como cães e gatos, estes podem ameaçar a segurança da ave, por isso é importante que os mantenha separados.

Evitando predadores

Por ser quase estritamente ornamental, sem qualquer potencial de defesa, é crucial que o pavão seja criado em cativeiro, para protegê-los de predadores. Na natureza, o pavão dorme em cima de árvores, para fugir de predadores, e é o primeiro lugar que irá caso sinta-se ameaçado. Portanto é importante manter árvores ou postes no local de criação, para que, caso algum predador apareça, ele tenha para onde fugir.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...