×
Loading ...

Como cuidar da planta íris

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As íris são um atrativo a qualquer jardim ou paisagem. Suas flores brilhantes vêm em várias cores, incluindo vermelho, azul, amarelo, rosa e roxo. Elas florescem no início do verão e dão boas flores para arranjos. Estas belezas são precisam de manutenção constante.

As íris são um atrativo a qualquer jardim ou paisagem (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Plantando

As íris são plantadas no final do verão ou no início do outono. Escolha um local ensolarado e com o solo bem drenado. Para preparar o solo, deixe-o com uma profundidade de 25 cm a 30 cm e, em seguida, adicione uma segunda camada de 10 cm de composto.

Ao plantar o rizoma, você deve se certificar de que ele esteja perto da superfície do solo, com as raízes plantadas mais profundamente. Para conseguir isso, cave duas trincheiras com um pequeno monte entre elas. Coloque o rizoma no monte e espalhe as raízes para baixo e dentro das trincheiras. Encha as trincheiras com a terra, deixando apenas uma fina camada de solo cobrindo o rizoma. Deixe-os com um espaçamento de 30 a 60 cm um do outro, para que eles possam crescer rapidamente. Regue o solo após o plantio.

Loading...

Cuidado contínuo

Mantenha a terra úmida, mas certifique-se de que ela esteja bem drenada. A água parada pode fazer com que os rizomas apodreçam. Certifique-se de que suas íris recebem pelo menos seis horas de luz solar direta por dia. Pode os arbustos e árvores próximas de modo que sua íris não fique na sombra.

Na primavera, espalhe uma fina camada de adubo em torno das plantas, mas não cubra o rizoma com adubo. Corte as hastes das flores até a base da planta depois que elas tiverem florescido. No outono, pode todas as folhas mortas e as folhagens verdes e saudáveis ​​a uma altura de 10 cm ou 12 centímetros. No inverno, cubra os rizomas com um acolchoado orgânico para que as raízes não saiam do solo.

Dividindo as íris

Divida os rizomas a cada três ou quatro anos para evitar a superlotação. Divida-os no final do verão, após a época de floração ter terminado. Retire toda a sujeira extra que tiver se acumulado. Corte os novos brotos do rizoma e coloque-os longe do velho. Jogue o velho fora. Cada novo rizoma deve ter várias folhas saudáveis ​​anexadas.

Se você tiver uma variedade de íris, rotule as diferentes rizomas. Depois de ter dividido as plantas, replante-as e compartilhe qualquer muda extra com os amigos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...