Mais
×

Como cuidar de uma roseira trepadeira

Atualizado em 20 julho, 2017

A roseira trepadeira também é conhecida como rosa banksiae ou roseira-trepadeira-sem-espinhos. Esta roseira resistente não precisa de muitos cuidados. No meio do século 19, ela era cultivada em jardins de flores no Sul e de acordo com a Floridata, acredita-se ter sido a original rosa amarela do Texas. A roseira trepadeira não tem espinhos e pode crescer até 15 m de altura. É dito também que ela é capaz de atingir a largura de uma casa.

Instruções

A roseira trepadeira cresce em cachos brancos ou amarelos (inside a yellow rose. image by mdb from Fotolia.com)
  1. Escolha um local para plantar seu arbustos de roseira na primavera, com seis horas ou mais de sol pleno. Deixe dois metros ou mais em volta de todo o arbusto para que ele possa se espalhar, ou plante perto de uma treliça, um pergolado ou uma árvore para que ela possa escalar livremente.

  2. Use sua enxada para misturar o adubo no solo da área onde irá plantar a roseira. Cave um buraco do tamanho da esfera da raiz usando sua pá. Coloque sua planta no buraco, deixando a mesma distância do solo de quando ela estava no recipiente. Encha o buraco com a terra e pressione firmemente para baixo em volta da roseira.

  3. Regue completamente usando uma mangueira de jardim ou um sistema de rega, até que o solo esteja úmido. Continue a regar sua planta, uma vez por semana, até o inverno. Em lugares onde ocorre geada, coloque cinco centímetros de cobertura vegetal em torno de sua roseira e não regue novamente até que ela termine.

  4. Pode seu arbusto depois da primeira floração da primavera, cortando os ramos do tronco com a tesoura de poda ou o alicate de poda. Pode o necessário para controlar a propagação da roseira e mantê-la no limite. Pode quaisquer galhos doentes, se necessário, e limpe as ferramentes com álcool para higienizar. Pode as hastes de floração dos ramos durante segundo e terceiro ano de crescimento.

Dicas

  • A rosa trepadeira é ótima para cobrir um pergolado ou cerca.
  • Esta roseira pode ser plantada no meio de um grande gramado para se espalhar.

Aviso

  • As temperaturas de -9° C ou menos poderão matar seu arbusto.
  • Em climas extremamente frios, depois das geadas, coloque um monte de terra ou cobertura vegetal, com 30 cm de espessura, ao redor da base da roseira e deixe até a primavera.
  • As roseiras se espalham rapidamente e não devem ser cultivadas em um jardim pequeno ou um vaso.

O que você precisa

  • Enxada
  • Pergolado, treliça ou árvore (opcional)
  • Tesouras de poda ou alicates de poda
  • Álcool para assepsia
  • Cobertura vegetal
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article