Mais
×

Como cuidar de uma tatuagem feita recentemente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Em geral, tatuagens novas ficam muito sensíveis durante cerca de uma semana após terem sido feitas. Além disso, elas podem ficar em alto relevo por um tempo depois de tatuar, já que os poros da pele dilatam quando são preenchidos com tinta. Esse é o jeito que o corpo encontra para tentar se curar do trauma que é uma tatuagem. No entanto, existem algumas coisas que podem ser feitas para reduzir a elevação e ajudar a região a se recuperar o mais rápido possível. De acordo com Bret, dono do centro Celtic Tattoo em Newport, no estado americano de Rhode Island, os cuidados posteriores com a tatuagem são importantes para a longevidade da arte e para sua saúde.

Instruções

Com algum tempo, as tatuagens ficarão curadas e não parecerão mais estar em alto relevo (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Siga quaisquer instruções especiais dadas pelo artista que fez a tatuagem. Deixe-a enfaixada até chegar em casa, mas por não mais que duas horas após ela ter sido feita. Use um tecido limpo para remover o unguento e qualquer fluido corporal que esteja sobre a tatuagem.

  2. Lave as mãos e aplique uma nova camada de unguento. Caso a tatuagem continue a liberar fluidos, limpe a região e aplique o unguento novamente. Não deixe que esses fluidos fiquem sobre a tatuagem, já que isso pode causar infecções. Eles aparecem porque o corpo está tentando ele próprio se livrar de quaisquer infecções possíveis. Talvez seja necessário repetir esse processo várias vezes durante as primeiras duas ou três horas com a tatuagem. Não coloque outra proteção sobre ela.

  3. Mantenha a tatuagem seca, molhando-a o mínimo possível. A água morna, especialmente, abrirá os poros e permitirá que sujeiras e bactérias entrem mais facilmente. Quando sair do banho, seque a tatuagem com um pano limpo ou com papel toalha, sem esfregar, e cubra-a com gel de petrolato enquanto estiver debaixo do chuveiro. Esse produto impedirá que a água sature a tatuagem. Remova-o imediatamente depois do banho, já que se deixado por muito tempo, o gel de petrolato pode remover a tinta da pele.

  4. Umedeça a tatuagem várias vezes por dia com um unguento específico para tatuagens ou um com triplos antibióticos. Faça isso durante os primeiros cinco ou sete dias. Caso a tatuagem ainda esteja ficando seca, troque para uma loção sem perfume e aplique de quatro a cinco vezes por dia. Loções com perfume podem irritar a região da tatuagem em vez de hidratá-la. Ela continuará em alto relevo até estar completamente curada, estando susceptível a descascar.

  5. Evite que a tatuagem descasque ou inflame aplicando mais unguento a áreas mais secas. Descascar um pouco é normal, mas em excesso é sinal de que a pele está muito seca. Se continuar nesse estado, pode ser necessário retocar a tatuagem no futuro à medida que sua pele for expelindo a tinta.

  6. Evite tocar na tatuagem. Os dedos carregam muitas bactérias, que podem ser transferidas e espalhadas para a região com o toque. Caso se encontre em um ambiente com muita exposição a bactérias, como lugares cheios de pessoas, cubra a tatuagem com uma faixa antiaderente ou use roupas que a cubram. É importante que a faixa realmente seja antiaderente, já que as mais adesivas podem danificar a tatuagem ao serem retiradas.

  7. Aplique uma bolsa de gelo sobre a tatuagem caso ela esteja em alto relevo. Tatuagens muito elevadas podem conter infecções, de forma que é bom reduzi-las o mais rápido possível. Visite o artista que fez a tatuagem em caso de dúvidas. Visite um médico se a região da tatuagem começar a doer ou se o alto relevo durar mais que um dia. Pode ser necessário tomar antibióticos para curar uma possível infecção de pele.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article