Mais
×

Como cuidar de videiras antigas

Como os entusiastas de uva sabem, videiras precisam de cuidados regulares e específicos para ter um crescimento vigoroso e bem sucedido. Videiras antigas negligenciadas que não receberam manutenção cuidadosa são geralmente muito grandes e incapazes de produzir colheitas de uvas saudáveis e abundantes. Por sorte, tudo que é necessário para revitalizar aquelas videiras antigas é um pouco de trabalho e um comprometimento renovado em fornecer cuidado regular às suas videiras maduras. Você pode colocar suas videiras antigas em forma de novo em apenas um ou dois períodos vegetativos.

Instruções

Aprenda como cuidar e rejuvenescer videiras antigas (grapevine image by Roy from Fotolia.com)
  1. Espalhe uma camada de 5 cm de partes iguais com esterco e húmus sobre a superfície do solo ao redor de suas videiras velhas. Ponha o máximo de estrume envelhecido e húmus com uma camada de 5 a 8 cm de adubo vegetal, como palha de pinheiro, pedaços de casca de árvore ou lascas de madeira.

  2. Use uma tesoura de poda afiada e esterilizada para remover qualquer madeira danificada, doente ou morta de suas videiras. Corte as partes mortas de suas videiras até o chão para incentivar a produção de um novo crescimento saudável. Faça cortes de poda limpas para tornar mais fácil para suas videiras antigas cicatrizarem as feridas de poda.

  3. Examine suas videiras para localizar os cordões mais fortes e mais saudáveis. Cordões saudáveis e fortes (braços horizontais espessos que se estendem do tronco) terão vinhas e folhas verdes. Corte todos cordões, menos os mais saudáveis, até o chão. Remover os cordões fracos e doentes permitirá que suas videiras foquem sua energia nos cordões saudáveis restantes. Use tesouras de poda afiadas e esterilizadas para evitar a propagação de doenças na planta.

  4. Forneça irrigação suplementar a suas videiras maduras somente quando não houver chuva por duas semanas ou mais. Regue suas videiras na base da planta para reduzir o risco de apodrecimento do fruto, que é associado a irrigação exagerada.

  5. Fertilize suas videiras antigas com uma leve aplicação de fertilizante 10-20-20 anualmente no início da primavera. Aplique o fertilizante de acordo com as instruções da embalagem para obter melhores resultados.

Dicas

  • Cubra suas videiras com tela assim que elas começarem a dar frutos para desencorajar os pássaros e outros animais selvagens a comer sua colheita.

Aviso

  • Videiras antigas negligenciadas frequentemente sofrem com doenças comuns de plantas, como a podridão do cacho e o oídio. Consulte seu escritório de agricultura local para conselhos sobre como tratar essas doenças na sua região.

O que você precisa

  • Estrume envelhecido
  • Húmus
  • Adubo vegetal
  • Tesouras de poda
  • Mangueira de jardim
  • Fertilizante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article