on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cultivar groselhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma área vazia em seu jardim pode fornecer um refúgio para o cultivo de uma deliciosa groselha vermelha. Estas frutas, cultivadas desde tempos mais remotos, crescem cerca de 1 metro e meio e podem ser adaptadas para caber em qualquer espaço. Os arbustos crescem bem em muitos climas, particularmente em climas mais frios. As groselhas são ricas em vitamina C, e suas frutas azedas servem para fazer deliciosas compotas e tortas.

Instruções

Groselhas pequenas de cor rubi crescem em cachos como de uvas (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha um lugar que seja parcialmente sombreado, como ao lado de um edifício ou sob um árvore, com boa circulação de ar. Procure um solo rico, úmido, e de preferência com um pH de cerca de 6,5. As groselhas se desenvolvem em condições de frio e fora da luz solar direta.

    Loading...
  2. Limpe a área de galhos e detritos. Misture o estrume curtido no solo, em preparação para o plantio. Mantenha uma adubação anual.

  3. Cave um buraco no solo um pouco mais profundo do que a forma como o arbusto cresce no viveiro. Coloque o arbusto no buraco imediatamente. Não deixe que as raízes do arbusto sequem. Preencha o buraco com terra e verifique o solo em torno das raízes. Plante outras groselhas com distância de 90 centímetros a 1 metro e meio entre elas.

  4. Espalhe a palha a uma profundidade de 5 a 7 cm no solo em torno do arbusto. Faça o remanejamento anual.

  5. Regue a groselha moderadamente.

  6. Remova todas as flores durante a primeira temporada. Na segunda temporada uma colheita com pequenos frutos deverá ocorrer. E na terceira você terá uma boa safra de 4 a 7 quilos de frutas por arbusto.

  7. Faça a poda dos ramos mais velhos a partir do quarto ano e deixe os ramos mais novos crescerem. Uma planta adulta e saudável deverá ter cerca de oito galhos de sustentação, informa o Departamento de Horticultura da Universidade Cornell.

Loading...

Dicas

  • As groselhas amadurecem durante um período de duas semanas em junho. Aguarde a fruta ficar vermelho-rubi antes de colher.

Aviso

  • Faça o controle de pulgões com inseticida, pois eles podem fazer as folhas caírem e atrapalhar o crescimento do fruto.
  • O oídio é uma doença fúngica que ocorre em condições quentes e úmidas.
  • Fazer a poda e eliminação de ramos infectados poderá resolver o problema.

O que você precisa

  • Testador de pH
  • Estrume velho
  • Palha
  • Tesouras de poda

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...