Mais
×

Como cultivar legumes e verduras em luz indireta

Atualizado em 17 abril, 2017

Os legumes e verduras, como a maioria das plantas, tendem a se desenvolver melhor em condições ensolaradas. No entanto, algumas espécies toleram iluminação solar indireta. Os jardineiros que precisam se contentar com a sombra de árvores altas e paredes não precisam perder as esperanças. Dê às suas plantas a maior vantagem possível, como uma cama de terra bem preparada e muito monitoramento e você poderá obter uma boa colheita de legumes de áreas parcialmente sombreadas. Lembre-se de que os legumes não crescerão em áreas onde não há nenhuma incidência de luz solar.

Instruções

Os brócolis podem ser cultivados com algumas horas de luz solar por dia (broccoli image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Escolha um tipo de vegetal ou erva que pode tolerar pouca luz solar. Exemplos incluem aspargos, beterraba, hortelã e couve-nabo. Se a sua área de cultivo recebe pelo menos três horas de luz do sol por dia, então alface, brócolis, repolho e couve podem crescer.

  2. Cave com a pá na área de cultivo até uma profundidade de 60 cm e mexa a terra. Use um ancinho para deixá-la solta e remover do solo: pedras, raízes, tubérculos e obstruções.

  3. Coloque um pouco de adubo ou esterco na terra. Idealmente, tenha como objetivo criar uma área com uma parte de adubo e uma parte de terra natural. Use esterco de boa qualidade ou compre adubo em uma loja de qualidade.

  4. Semeie o solo. Siga as instruções individuais de cada pacote de sementes. O espaçamento e profundidade diferem de acordo com a planta. Regue as sementes recém plantadas generosamente com o regador.

  5. Não regue demais. A água evapora rápido em áreas ensolaradas, então dê menos água às partes sombreadas do que para o resto do jardim. Sinta a terra, ela pode estar úmida, mas não pantanosa e encharcada. Se o motivo para a sombra é a copa frondosa de uma árvore, então verifique a umidade do solo, a árvore pode estar evitando que a chuva chegue até ele.

  6. Aplique fertilizante para plantas depois de algumas semanas de crescimento. Monitore as plantas prestando atenção a sinais de estarem murchas, descoloração ou folhas mal formadas. Esses podem ser indicativos de falta de água.

Dicas

  • Leve em consideração cultivar os legumes e verduras em vasos grandes. Dessa forma você poderá mover o vaso para um local mais ensolarado quando necessário.

O que você precisa

  • Sementes
  • Área para cultivo
  • Adubo ou esterco
  • Ancinho
  • Regador
  • Fertilizante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article