×
Loading ...

Como cultivar sementes de amor-perfeito dentro de casa

Atualizado em 14 abril, 2018

Amor-perfeito é o nome comum da Viola x wittrockiana, uma espécie híbrida de planta de florescimento, comumente cultivada como uma planta ornamental. Suas flores grandes e achatadas vêm em uma variedade de combinações de cores marcantes, incluindo as mais comuns de roxo e amarelo. Por florescerem no início da primavera, elas devem ser iniciadas aproximadamente três meses antes da última geada e cultivadas dentro de casa até o tempo esquentar. No entanto, as sementes do amor-perfeito precisam de um breve período frio após a semeadura para simular o tempo do inverno, para germinarem com sucesso.

Instruções

Transplante as plântulas do amor-perfeito para fora de casa após não haver mais perigo de geada (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Encha uma bandeja de plantio com adubo para plântulas. Deixe um espaço de 3 milímetros entre o adubo e a borda da bandeja.

    Loading...
  2. Espalhe as sementes a 2,5 cm de distância umas das outras pela superfície do adubo. Cubra-as com uma camada muito fina do adubo.

  3. Preencha um centímetro do topo do adubo com um borrifador de água para que o adubo se espalhe pelas sementes. Mantenha o topo úmido durante toda a germinação.

  4. Passe um embrulho plástico sobre a bandeja e aperte-o ao redor das bordas para selá-lo.

  5. Coloque a bandeja dentro de uma geladeira por duas semanas para estratificar a frio as sementes. Verifique frequentemente o nível de umidade do adubo para certificar-se de que não seque. Remova o plástico e umedeça novamente o topo da terra, conforme necessário, durante o processo de estratificação. Recoloque o plástico após umedecê-lo e coloque novamente a bandeja na geladeira.

  6. Transfira a bandeja da geladeira para um tapete de propagação após o período de estratificação. Ajuste o tapete a 21° C.

  7. Exponha as sementes a seis horas de luz solar diariamente. Se não for possível receber luz solar durante seis horas, complete a luz com uma lâmpada fluorescente.

  8. Procure por germinação em 14 dias, mas não se desanime se levar três semanas para as sementes brotarem.

  9. Transplante as plântulas em vasos de 10 cm com terra para plantio assim que atingirem 5 cm de altura. Mantenha-as em um local ensolarado até depois da última geada e, em seguida, plante-as em um canteiro fértil assim que as temperaturas passarem de 20° C.

Loading...

O que você precisa

  • Bandeja de cultivo
  • Adubo para plântulas
  • Pacote de sementes de amor-perfeito
  • Borrifador
  • Embrulho plástico
  • Tapete de propagação
  • Lâmpada fluorescente
  • Vasos de 10 cm
  • Terra para plantio

Referências

Loading ...
Loading ...