Mais
×

Como curar a coceira no couro cabeludo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma coceira seca no couro cabeludo pode ser uma fonte de grande irritação. Coçar a cabeça pode fazer você parecer pouco atraente e sentir-se extremamente desconfortável. Muitas vezes, a cura para uma coceira no couro cabeludo é objetiva e muito simples. Apenas certifique-se que você não tem outra doença mais grave que pode exigir atenção médica.

Instruções

Cure a coceira no couro cabeludo
  1. Certifique-se de que seu cabelo está limpo. A acumulação de óleos ou sujeira pode entupir os poros e provocar coceira no seu couro cabeludo. Às vezes, um bom shampoo é o melhor remédio para uma coceira no couro cabeludo. Procure um shampoo com pH entre 4,5 e 5,5 para manter o couro cabeludo hidratado.

  2. Reveja seus produtos capilares. Se o seu cabelo está limpo, sua coceira pode ser devido a uma reação alérgica a um xampu, condicionador ou outro produto. Um novo produto pode ter irritado a sua pele, ou sua pele pode ter desenvolvido uma reação a um produto antigo. Considere alterar a sua rotina de cuidados com o cabelo, a fim de curar uma coceira no couro cabeludo.

  3. Elimine outras causas químicas. A tintura de cabelo e os produtos químicos utilizados nos permanentes podem irritar o couro cabeludo. Fale com o seu cabeleireiro sobre loções calmantes ou cremes que podem neutralizar a coceira.

  4. Observe se você tem flocos brancos em seu cabelo. A caspa pode ser uma causa da coceira no couro cabeludo, e você pode tratá-la facilmente com xampus sem prescrição médica.

  5. Observe se você tem sido exposto ao sol recentemente. Às vezes, uma coceira no couro cabeludo é um sinal de queimadura. Este tipo de coceira deve desaparecer uma vez que sua pele se recuperar.

  6. Determine se você tem piolhos. Se a sua coceira no couro cabeludo está durando vários dias, ou se agravando, verifique se o seu cabelo contém ovos brancos ou acinzentados que podem indicar piolhos. Esses ovos parecem caspa, mas estão ligados a fios individuais e não se movem quando você os toca. Trate piolhos imediatamente. Tratamentos sem prescrição médica são muito eficazes.

Dicas

  • Tente colocar uma espessa camada de maionese ou um pouco de azeite em seu couro cabeludo para curar a coceira seca. Algumas pessoas acham isso muito eficaz.
  • Como uma última opção, alguns anti-histamínicos podem funcionar para curar a coceira no couro cabeludo.

Aviso

  • Lembre-se de aplicar protetor solar sobre o seu cabelo, se você pretende estar ao ar livre por um longo tempo.
  • Às vezes, uma coceira persistente no couro cabeludo pode ser causada por algo mais sério, como micose. Consulte o seu médico ou dermatologista se a sua condição parece piorar e se os tratamentos não funcionam.
  • Não use medicamentos contra piolhos sem ter a certeza que você realmente os tem. Este medicamento é muito forte e pode ser prejudicial.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article