Como curar a desatenção

Escrito por mike frees | Traduzido por diego silva
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Como curar a desatenção
Desatenção pode ser combatida usando técnicas simples (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

A desatenção é um problema embaraçoso e frustante. Quando você constantemente perde seus óculos e chaves, esquece compromissos ou o nome de um conhecido, você adiciona estresse a sua vida e sente que existe algo de errado com você. No entanto, uma simples desatenção não é causada por uma condição médica oculta e pode ser corrigida desenvolvendo simples hábitos e empregando algumas técnicas para ajudar a manter seu cérebro "engrenado" para quando precisar dele.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Avalie sua condição médica. Seu cérebro não pode funcionar corretamente se você estiver sempre cansado ou enfraquecido. Siga uma dieta saudável, faça exercícios regularmente e durma bastante para melhorar seu estado de alerta mental e senso de bem-estar.

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    Aprenda a usar "gatilhos" para ajudá-lo a lembrar das coisas que você geralmente esquece. Por exemplo, para evitar sair de casa sem o celular, coloque-o perto das chaves do carro. Já que não é possível dirigir sem as chaves, você verá seu celular quando achar as mesmas. Tenha o hábito de colocar os objetos sempre no mesmo lugar. Em outro exemplo, tente colocar seu carregador de telefone numa mesa perto da porta de saída de sua casa. Você irá criar o hábito de colocar o celular para carregar e provavelmente verá o carregador antes de sair.

  3. 3

    Dê mais tempo para você mesmo lembrar das coisas. Se estiver sempre atrasado, provavelmente esquecerá algo importante ao sair com pressa. Se force a estar pronto mais cedo, mesmo que tenha que adiantar seu relógio. Então, antes de sair, pare e faça uma lista mental. Lembre-se de onde está indo, o que irá fazer e do que irá precisar antes de sair.

  4. 4

    Use mnemônicos ou imagens mentais para ajudá-lo a lembrar-se de nomes e outras coisas . Quando conhecer pessoas, olhe cuidadosamente para seus rostos e traços, notando algo distintivo. Certifique-se de ter ouvido seus nomes claramente e peça para repetir se necessário. Tente ligar um traço a um nome; você pode notar que "Fabiano" tem um "nariz de tucano" (claro que você não precisa dividir suas imagens mentais com os outros). Quanto mais exagerada e diferente for sua imagem mental, mais fácil ficará de lembrar do nome.

  5. 5

    Escreva as coisas. As pessoas mais organizadas não são necessariamente imunes à desatenção; elas simplesmente mantêm um calendário, fazem uma lista de tarefas ou anotações importantes. Pendure um calendário grande perto de seu telefone e quando marcar compromissos ou encontros anote-os imediatamente. Então, mantenha o hábito de verificar o calendário quando estiver perto dele.

Dicas & Advertências

  • Se você achar que recentemente está ficando mais desatento, procure o seu médio. Seus sintomas podem ser resultado de um problema de saúde que pode ser medicado ou tratado.

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