Como curar fungo nasal

Escrito por desdemona delacroix | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como curar fungo nasal
A sinusite indica que as passagens nasais estão bloqueadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ter o nariz entupido é desagradável, não importa a situação, e ter um resfriado ou gripe pode causar desconfortos respiratórios por uma semana ou mais. Mas, se está, estranhamente, doente por muito tempo, há uma pequena chance de você sofrer de infecção fúngica. Normalmente, o muco mantém a cavidade nasal livre de quaisquer elementos estranhos, mas, quando essa passagem fica bloqueada por outra razão, bactérias e outros micróbios podem crescer e criar problemas. Essa condição, chamada de sinusite, é um termo amplo usado para descrever qualquer momento em que as passagens nasais estejam bloqueadas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Diagnóstico

  1. 1

    Saiba as diferenças entre os sintomas da sinusite aguda, causada pelos resfriados e outras condições temporárias, e sinusite crônica, como aquelas causadas pelos fungos. Se seu nariz está entupido por mais que oito semanas, as febres são frequentes, a garganta está dolorida e os sintomas não melhoram com remédios populares, então, você deve ter uma infecção fúngica.

  2. 2

    Consulte seu médico para determinar a causa do seu problema nasal. Uma das primeiras coisas que ele fará é tirar o raio X das suas cavidades nasais. Isso acontece para descartar problemas tais como desvio de septo (nariz quebrado) ou ossos que podem bloquear a sua cavidade.

  3. 3

    Diga ao médico se você possui alguma alergia, ou peça que ele faça testes para descobri-las. As pessoas podem, às vezes, ter reações alérgicas a minúsculas partículas do ar e, nesse caso, o médico prescreverá remédios compatíveis com esse quadro e recomendará que você mantenha o seu ambiente limpo e livre de poeira e outros alérgenos que poderão afetar seu nariz no futuro.

  4. 4

    Agende uma inspeção para checar a presença de mofo na sua casa. É possível que o seu lar contenha uma infestação de mofo imperceptível e isso pode levar à congestão nasal, assim como a outros problemas sérios.

    Tratamento

  1. 1

    Uma vez que você tenha sido formalmente diagnosticado com fungo nasal, permita que seu médico determine o melhor tratamento. Não trate desse tipo de infecção com seus próprios remédios populares e perceba que os antibióticos não funcionam com os fungos.

  2. 2

    Esteja familiarizado com seu diagnóstico específico, uma vez que as infecções fúngicas são extremamente difíceis de se livrar e podem persistir pelo resto da sua vida. Há três categorias básicas da sinusite fúngica: alérgica, não invasiva e invasiva. O tratamento primário para todas as infecções fúngicas nasais é a cirurgia.

  3. 3

    Para as alérgicas e as não invasivas, o tratamento envolve passar por uma microcirurgia, conhecida como cirurgia endoscópica nasossinusal. Ela é feita com a inserção de um pequeno telescópio na narina e não requer incisões. A anestesia local é usada e os resultados são percebidos imediatamente. Você pode, porém, precisar de um tratamento a longo prazo depois da cirurgia.

  4. 4

    Após a cirurgia, trate a sinusite alérgica com corticosteroides prescritos pelo seu médico. Estudos científicos mostram que o tratamento oral diminui a necessidade de uma outra cirurgia em 80 por cento.

  5. 5

    O fungo nasal invasivo é uma condição letal. A cirurgia emergencial e remédios que combatam fungos são a melhor saída. A infecção fúngica invasiva não é limitada à cavidade nasal e, se permanecer sem cuidados, ela consumirá os tecidos, os ossos e até o cérebro. Esse tipo de infecção é fatal em mais de 50 por cento dos casos e requer um tratamento rápido e agressivo. Felizmente, é extremamente rara.

Dicas & Advertências

  • Como vários outros problemas de saúde, você pode evitar as infecções fúngicas nasais com a prevenção. Mantenha as alergias sob controle, tenha sua casa inspecionada, mantenha seu sistema imunológico em dia com uma alimentação balanceada, comendo muitas frutas e vegetais, e veja seu médico imediatamente depois de suspeitar que possa estar doente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível