Como curar tinha do couro cabeludo

Escrito por sandra ketcham | Traduzido por angela spada
Como curar tinha do couro cabeludo

A tinha é uma infecção do couro cabeludo causada por fungos

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é um verme que causa a tinha. É uma infecção causada por um fungo, de forma anelar e arredondada, que geralmente aparece no local infectado. As infecções de tinha do couro cabeludo, ou tinea capitis, são muito comuns em crianças, podendo ser contraídas por contato direto ou indireto. Segundo o site americano Directors of Health Promotion and Education, para se obter a cura da tinha do couro cabeludo geralmente são necessárias medicações tópicas e orais.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Shampoo antifúngico
  • Óleo de melaleuca, vinagre de maçã ou alho para tratamento natural

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como curar a tinha do couro cabeludo

  1. 1

    Visite seu médico se suspeitar que possa estar sofrendo de tinha do couro cabeludo. A infecção raramente pode ser diagnosticada com base no exame físico apenas. O seu médico pode realizar testes para confirmar o diagnóstico ou obter raspados de células do local da infecção para verificar se há esporos fúngicos.

  2. 2

    Use um shampoo especialmente destinado ao tratamento de tinha do couro cabeludo. Os shampoos que contêm sulfeto de selênio ou piritiona de zinco são usados com mais frequência para a tinha do couro cabeludo. Alguns shampoos de venda livre estão disponíveis, mas pode ser necessário usar um shampoo forte sob prescrição médica.

  3. 3

    Aplique shampoos que não necessitam de receita médica, duas a três vezes por semana, pelo período de tempo indicado no frasco. Caso tenha sido prescrito um shampoo, siga as instruções de seu médico no que se refere ao tempo do tratamento.

  4. 4

    Tome quaisquer medicações orais prescritas pelo seu médico. Os cremes tópicos e os shampoos não penetram totalmente na pele, o que significa que podem não ser completamente eficazes na cura da tinha de seu couro cabeludo. As medicações orais tratam a infecção de dentro para fora.

  5. 5

    Peça ao seu médico um curso de esteroides orais para reduzir a inflamação e aliviar qualquer possível prurido. Coçar a cabeça retardará a recuperação, podendo resultar em perda de cabelo.

  6. 6

    Tente um remédio natural para curar a tinha de seu couro cabeludo. O óleo de melaleuca, o vinagre de maçã e o alho demonstraram ser eficazes em alguns desses casos.

  7. 7

    Continue a usar quaisquer medicações prescritas por, no mínimo, um mês ou mais, se assim o seu médico determinar. Ainda que seus sintomas desapareçam antes de terminar a medicação, a infecção poderá ainda estar presente.

  8. 8

    Para saber se houve cura total, aguarde até o seu cabelo crescer completamente. Enquanto você fizer o tratamento, os sintomas serão aliviados, mas você só estará oficialmente curado se o seu cabelo crescer completamente.

  9. 9

    Previna a reinfecção evitando o contato com pessoas infectadas e não usando pentes, escovas ou chapéus que pertençam a outras pessoas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media