Curas pelo suco de noni

Escrito por matthew caines | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Curas pelo suco de noni
A fruta de noni tem gosto amargo e cheiro horrível (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Vendido no passado como suplemento alimentar, o suco de noni é uma substância feita da fruta de noni, que cresce na árvore de Morinda, nativa das Ilhas Polinésias. A fruta em si é descrita como tendo um cheiro horrível e sabor azedo, e o suco é vendido como um remédio natural que cura e previne um grande número de doenças, incluindo câncer, diabetes e artrite. Variações do suco são vendidas sob nomes e marcas diferentes e, de acordo com o site Wellness Foods, uma garrafa pode chegar a ser vendida por R$ 100,00.

Outras pessoas estão lendo

Prevenção de doenças

Embora não tenha sido provado que o suco de noni cura doenças, tais como câncer e doença cardíaca, ele realmente contém - assim como a maioria das outras frutas - antioxidantes que combatem as doenças. De acordo com a o site Mayo Clinic, estes antioxidantes podem ajudar a proteger o corpo das mudanças relacionadas ao envelhecimento e a doenças como câncer. O site também menciona que os antioxidantes têm um papel efetivo, ajudando a prevenir a degeneração macular, o mal de Alzheimer e doenças cardiovasculares. O suco de noni é particularmente eficiente no fornecimento de antioxidantes, pois eles são muito mais efetivos quando consumidos nos alimentos ou suco de frutas, do que na forma de suplementos vitamínicos.

Curas pelo suco de noni
Os antioxidantes são mais efetivos quando obtidos dos alimentos ou sucos de fruta (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Benefícios à saúde

De acordo com trabalhos científicos sobre noni no Taiti, o suco também contém manganês, que ajuda a proteger as células dos danos da oxidação e ajuda a manter os ossos saudáveis. O manganês contido no fruto de noni também contribui para um metabolismo saudável. Estas afirmações foram suportadas pela autoridade europeia de segurança alimentar no periódico científico EFSA Journal de 2009. Algumas empresas também afirmam que o suco de noni melhoram o desempenho físico se tomado regularmente por um longo período de tempo. Porém, esta afirmação não é confirmada por profissionais da saúde.

Curas pelo suco de noni
O manganês contido no fruto de noni também contribui para um metabolismo saudável (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pesquisa sobre o câncer

O potencial da fruta de noni de combater o câncer e os tumores cancerígenos ainda é relativamente desconhecido. De acordo com o site Cholesterol Database, estudos recentes demonstraram que é provável que a fruta de noni possa combater tumores. Com esta possibilidade, tanto o Instituto Nacional do Câncer quanto o Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM) patrocinaram pesquisas mais aprofundadas sobre a capacidade da fruta de noni combater o câncer. Estudos preliminares estão testando se é seguro o uso da fruta como uma droga de tratamento, e o Instituto Nacional do Câncer está testando o uso da fruta diretamente no tratamento e prevenção do câncer de seio.

Curas pelo suco de noni
O Instituto Nacional do Câncer está testando o uso da fruta diretamente no tratamento e prevenção do câncer de seio (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Perigos e hipercalemia

De acordo com o site Mayo Clinic, o suco de noni contém altos níveis de potássio e pode ser perigoso em quantidades elevadas, especialmente para pacientes com doença renal crônica ou àqueles em tratamento medicamentoso para pressão alta. A hipercalemia ocorre quando os níveis de potássio do seu corpo aumentam acima da média de 3,6 a 4,8 miliequivalentes por litro (mEq/L). Qualquer nível acima de 6,0 miliequivalentes por litro é considerado perigoso. Os sintomas de hipercalemia incluem fadiga muscular, fraqueza, paralisia, ritmo cardíaco anormal e náusea. Se você suspeitar que tem hipercalemia, contacte um médico imediatamente. Um profissional irá fazer um exame de sangue para saber os níveis de potássio no seu sangue - os piores casos podem exigir medicação de emergência e/ou diálise.

Curas pelo suco de noni
A hipercalemia ocorre quando os níveis de potássio do seu corpo aumentam acima da média de 3,6 a 4,8 miliequivalentes por litro (mEq/L) (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível