Mais
×

Como dar banho e lavar o rosto de um recém-nascido

Atualizada April 17, 2017

Um bebê recém-nascido pode trazer uma série de experiências maravilhosas e assustadoras para a sua vida. Dar banho no bebê é uma experiência que pode causar um pouco de medo. A ideia de seu bebê escorregando dos seus dedos molhados ou caindo da banheira pode ser horrível. Compreender a maneira mais fácil de banhar o bebê poderá ajudar a se acalmar, para iniciar esta tarefa simples e necessária.

Instruções

Dar banho em um recém-nascido pode ser um pouco assustador (Marili Forastieri/Photodisc/Getty Images)
  1. Reúna todas as coisas necessárias antes de começar a dar banho no recém-nascido. É preciso manter pelo menos uma mão no bebê durante todo o processo, o que significa que você não pode deixar a área de banho para recuperar algo que esqueceu.

  2. Encha a banheira com apenas 5 cm ou 6 cm de água morna. Certifique-se de que a temperatura não esteja muito quente para o bebê.

  3. Delicadamente, coloque o bebê na banheira, apoiando a cabeça dele com uma das mãos. Comece na cabeça do bebê com uma toalhinha. Delicadamente, lave o rosto e continue para baixo, com apenas uma pequena quantidade de sabonete hidratante. Repita este procedimento nas costas do bebê.

  4. Limpe as dobras do pescoço do bebê, espalhando as dobras para fora e lavando delicadamente com um pano molhado. As dobras do pescoço podem acumular saliva seca e, com isso, permitir que germes se incubem.

  5. Aplique xampu no cabelo do bebê e esfregue cuidadosamente.

  6. Lavar o bebê com um pano limpo.

  7. Lave o bumbum e os órgãos genitais do bebê. Ao lavar a menina, use um pano para limpar a área. Afaste levemente a genitália dele e lave cuidadosamente com água morna e um pano macio. Quando for um menino, puxe o prepúcio para trás e limpe com água morna. Tenha cuidado em ambos os casos para não aplicar muita pressão, o que pode prejudicar a criança. Lave o bumbum com um pano quente quando o resto do banho estiver pronto.

  8. Enrole o bebê em uma toalha e seque-o cuidadosamente. Aplique qualquer loção que seja necessária para tratar pele seca. Use bolas de algodão e água para limpar os olhos do bebê. Limpe cuidadosamente a partir do canto interno até o canto externo do olho. Use uma bola de algodão para cada olho para evitar que os germes se espalhem.

Dicas

  • Durante banho, despeje água quente sobre o bebê para mantê-lo aquecida durante o processo.
  • Você pode achar que é mais fácil e seguro dar o banho com duas pessoas. Isso permite que uma pessoa seja responsável por segurar o bebê, enquanto o outro faz a limpeza.

Coisas Necessárias

  • Esponja
  • Toalha
  • Toalhinha de lavar
  • Xampu de bebê
  • Sabonete
  • Lencinhos umedecidos
  • Bolas de algodão
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article