Mais
×

O que dar de presente para alguém que vai se casar novamente?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora no passado o segundo casamento fosse uma celebração mais discreta, em que apenas o casal, os familiares e amigos mais íntimos participavam, atualmente as coisas têm mudado um pouco. No entanto, quando alguém vai se casar, geralmente os convidados ficam um pouco confuso sobre a etiqueta do casamento, e uma das maiores dúvidas é sobre a necessidade de levar ou não o presente.

O convidado pode escolher se vai ou não dar o presente (a gift of love image by Pix by Marti from Fotolia.com)

Não precisa de presente

De acordo com os especialistas em etiqueta Miss Manners and Peggy Post, você só precisa presentar o casal no primeiro casamento. Não é falta de educação não dar o presente no segundo matrimônio, principalmente se foi dado ao noivo ou noiva algo na primeira união. Apesar de você não ser obrigado a dar um presente para eles, você pode fazê-lo, se quiser. Entretanto, os familiares e amigos mais íntimos, em especial, podem achar importante dar um presente ao casal.

Mesmo assim o casal pode fazer uma lista de pedidos

Não é falta de educação se o casal fizer uma lista de presentes. Além disso, ao fazer a lista você facilita a vida das pessoas que querem comprar um presente e mesmo assim você não acaba impondo de comprar o presente novamente. Uma vez que os casais que estão se casando pela segunda vez são mais velhos, normalmente eles acrescentam à lista itens menores, como toalhas de mesa de linho, ao invés de batedeiras e processadores de alimento, artigos bastante comuns nas listas de casais que se casam pela primeira vez.

Não fale sobre a lista de presentes

No segundo casamento, assim como no primeiro, o casal não deve falar sobre a lista de presentes ao menos que algum convidado pergunte. Seria mais educado por parte do convidado se ele perguntasse sobre o assunto à dama de honra ou a um familiar do casal sobre a lista, ao invés de perguntar diretamente à noiva ou noivo. O casal também deve evitar indicar no convite em que loja foi deixada a lista de presentes e sob hipótese alguma o casal deve dizer que eles gostariam de receber dinheiro como presente.

Quando dar o presente

Caso você opte por presentear o casal, envie o presente para a casa dos noivos algumas semanas antes do casamento. O presente pode se perder se você levar para a cerimônia ou recepção, principalmente se o casamento não for na cidade dos noivos ou se o casal estiver partindo para viagem logo após a festa. No entanto, você pode levar alguma quantia em dinheiro ou um cheque. Embora algumas pessoas afirmem que você tem até um ano para dar o presente após o casamento, não pega muito bem esperar nove ou 12 meses para comprar o presente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article