×
Loading ...

Como decorar sua casa para uma festa de Natal

Natal é a data que mais une as famílias. Comemora-se o nascimento do menino Jesus e torna-se um bom momento de rever parentes e amigos, renovando os laços. Para receber bem, a casa entra no clima natalino. Para começar, a árvore de Natal. Ultimamente a preferência vem sendo pelas maiores, com laçarotes de fitas, grandes bolas vermelhas, prateadas ou douradas, além dos símbolos como Papai Noel, sinos, anjos, bengalinhas e presentinhos, que podem ser pendurados. Depois da árvore, vale pensar em outros enfeites de bom gosto a serem utilizados na decoração. Veja algumas sugestões.

Instruções

Luzes e cores enfeitam a casa (Max Oppenheim/Digital Vision/Getty Images)

    A mesa da ceia

  1. Capriche na decoração da mesa. Use toalhas com motivos natalinos ou em cores branca, marfim, verde ou vermelha. Se quiser, complete com uma passadeira dourada por cima, para contrastar com a toalha. Os copos podem ser também em vermelho ou de cristal. No centro, decore com velas e castiçais ou crie seu próprio arranjo, cobrindo duas bolas de isopor grandes com minibolinhas. Depois coloque-as sobre um apoio de vidro. Complete com guardanapos nos tons da festa, acompanhando souplats dourados ou prata.

    Loading...
    Capriche na mesa! (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  2. Quem tem lareira pode enfeitá-la bastante, mas, nas regiões mais quentes, um aparador fará a vez. Pendure nele as tradicionais botas do Papai Noel cheias de guloseimas, que farão a alegria das crianças e dos convidados. Castiçais com velas dão um toque a mais ao espaço. Estique festões verdes aramados, pendurados nas bordas da lareira ou móveis. Use também na decoração vasos com a flor do Natal (poinsétia ou bico-de-papagaio) que aparecem muito nessa época, pois têm pétalas vermelhas e folhas verdes. Ficam lindas sobre mesinhas de centro.

    Botas do Papai Noel não podem faltar! (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)
  3. Outro enfeite de Natal bastante usado é o pinhão, incluído em guirlanda e arranjos de mesa, acompanhados por velas ou bolas. Fácil de se fazer, basta comprá-los em casas de produtos natalinos e criar seu arranjo ou deixá-los soltos sobre a mesa, contornando as velas. Outra ideia é usar potes de vidro transparentes e enchê-los com bolas vermelhas. Eles são simples e de grande efeito. Experimente também deixar suas cadeiras no clima, contornando o encosto com fitas largas vermelhas finalizadas com um grande laçarote e arrematado por pinhões e folhagens.

    Confeccione lindos enfeites para a mesa (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  4. A fachada da casa também fica linda decorada. Experimente contornar a porta de entrada com festões verdes, bolas ou laços vermelhos pendurados. Se houver vasos de plantas, distribua uma sequência de luzes pisca-pisca neles. E, na porta de entrada, prenda a tradicional guirlanda. Use sua criatividade na hora de escolher ou confeccionar a peça. Existem inúmeros modelos, com pinhões, flores secas, festões, bolas e até de balas. O símbolo é uma forma de dar as boas-vindas aos convidados, então capriche!

    Enfeite e dê boas-vindas! (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  5. Os enfeites da sala não se limitam às botas do Papai Noel, à árvore de Natal, aos festões e arranjos de mesa. Outros toques podem dar ao espaço uma decoração natalina especial. Algumas mudanças são fáceis e rápidas, como usar uma manta vermelha sobre o sofá branco ou trocar as almofadas por novas, com as cores verde ou vermelha. Não quer mudar as almofadas? Então contorne-as com uma fita larga e vermelha, finalizando com um laçarote. Enfeite também com alguns copos coloridos (estilo indiano com arabescos dourados) e dentro ponha uma vela acesa. As portas podem ser contornadas com pequenas caixas embrulhadas em vermelho para presente e presas formando um belo cordão. Deixe a criatividade aflorar e transforme sua casa neste Natal.

    Enfeite as cortinas também! (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Antes de sair comprando o material e depois acabar não usando, planeje exatamente o que deseja fazer e as quantidades necessárias.
  • Selecione bem os materiais, para que a decoração fique de bom gosto.

Aviso

  • Não deixe velas acesas ou as lâmpadas pisca-pisca ligadas, sem alguém em casa.
  • Evite que animais e crianças pequenas tenham acesso à arvore de Natal ou se enrosquem em enfeites.
  • Tenha cuidado para que as lâmpadas fiquem afastadas de tecidos, papel e materiais inflamáveis. Fique de olho principalmente na árvore de Natal.

O que você precisa

  • Velas decorativas
  • Bolas, sinos, imagens de Papai Noel
  • Árvore de Natal
  • Guirlanda
  • Guardanapos vermelho ou verde
  • Souplats dourado, vermelho ou prata
  • Toalha com cores ou motivos natalinos
  • Taças ou copos coloridos
  • Almofadas em tons dourado, vermelho, prata ou verde
  • Fitas largas vermelhas
  • Pinhão e folhagens verdes

Referências

Loading ...
Loading ...