Estilo

Sugestões para decorar uma igreja católica de acordo com a época do ano

Escrito por jenny landis-steward | Traduzido por rúben carlos esteves
Sugestões para decorar uma igreja católica de acordo com a época do ano

Decore sua igreja de acordo com a época do ano

Buccina Studios/Photodisc/Getty Images

As pessoas vão à igreja para estar na morada de Deus. De acordo com o site "Catholic Liturgical Library", "A igreja católica deve estar arrumada de modo a convidar as pessoas à adoração e à contemplação, mesmo quando não há celebrações. Os fiéis devem ansiar por frequentá-la, de forma a sentirem a presença do Senhor naquele lugar". Saber como decorar uma igreja conforme a época do ano pode ser considerado uma obra de arte.

Advento, Natal e Epifania

O Advento começa quatro domingos antes do Natal e assinala a preparação para receber o Menino Jesus, Luz do Mundo. Uma grinalda grande de Advento (60 por 120 cm de diâmetro) é uma forma simples e elegante de ornamentar a comemoração. Ela pode ficar suspensa no teto ou colocada sobre um pedestal elevado. Velas roxas e rosas são tradicionais para o Advento, mas a cor azul real é mais antiga. Como a comemoração do Advento é simples, você deve apenas usar uma argola como decoração. À medida que se aproxima o Natal, algumas igrejas montam o presépio e usam as crianças para recriar essa cena da natividade na véspera do dia 25 de dezembro. Para essa data especial, use flores vermelhas, rosas e folhagens com detalhes vermelhos para fazer um arranjo de luxo. No Natal, mude a cor das velas para o branco. Além disso, ponha o Círio Pascal no centro. Em algumas igrejas, durante os doze dias em que se comemora o nascimento de Jesus, as pessoas enfeitam o local com coroas de flores e põem ramos em torno dos pedestais que seguram os Santos e no suporte que transporta o Círio Pascal. Outros fiéis levam uma árvore para colocar doações de alimentos ou outras coisas para pessoas carentes. A Epifania (a chegada da luz no mundo) pode incluir as cores branco e dourado, dispostas em uma constelação de estrelas. Uma faixa dos Reis Magos ou presentes podem dar mais destaque à data. Alguns preferem utilizar a cor verde, misturada com folhas de imbé, dispostas em uma treliça ou samambaias plantadas em floreiras de latão para fazer a decoração.

Quaresma, Páscoa e Pentecostes

A Quaresma é um período de reflexão e arrependimento. As cruzes são revestidas de tecido roxo ou preto. As cores litúrgicas são o roxo e o bege. A maioria das dioceses sugere que se mantenha a mortalha na cruz até o quinto domingo da Quaresma. No Domingo de Ramos, as cruzes são cobertas com ramos de palmeira. Na Quinta-feira Santa, pode-se recriar um jardim sombreado para fazer a adoração do Santíssimo Sacramento. (Após a extração do altar e o esvaziamento do tabernáculo que normalmente mantém o sacramento, quaisquer hóstias ou vinho consagrados são mantidos no "jardim" para adoração.) A Páscoa celebra a ressurreição com disposições de flores muito atraentes. Os lírios são tradicionais, mas muitas igrejas optam por uma disposição multicolorida, incluindo azáleas, narcisos, jacintos e tulipas. Coloque um arranjo floral no suporte que segurará o Círio Pascal. O Pentecostes é uma estação de fogo e vento. Vermelho, amarelo e laranja são as cores apropriadas, e alguns usam balões de hélio com essas cores presos nos bancos da igreja. Para as crianças, esses balões são atraentes e, no final do serviço religioso, elas podem levá-los.

Tempo Comum

Flores da primavera e de verão criam ornamentos maravilhosos para as igrejas. No outono, margaridas e crisântemos, bem como flores secas, podem ser utilizadas em arranjos florais. Adicionar algumas flores em tons de vermelho vivo em pequenos tubos individuais tornam esses arranjos mais elegantes, independentemente da estação. Usar as cores da bandeira nacional nos feriados nacionais e produzir muitos alimentos no dia de Ação de Graças e nos festivais de colheita são tradições antigas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media