Definição de alinhamento curricular

Escrito por jennifer tolbert | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de alinhamento curricular
Alinhamento curricular é o planejamento de instruções entre níveis diferentes (school image by Jerome Dancette from Fotolia.com)

O alinhamento curricular tem sido uma parte importante do currículo e do desenvolvimento de escolas públicas. O alinhamento curricular ou mapeamento de currículo garante que as escolas públicas estejam alinhadas com as exigências colocadas pelos governos estaduais e nacionais, assim como também ajuda a melhorar os métodos de ensino ao aumentar a comunicação entre os educadores.

Outras pessoas estão lendo

Definição

De acordo com o site Districtadministration.com, o alinhamento curricular é "o alinhamento entre o currículo e um ou mais dos seguintes elementos: padrões estaduais, testes padronizados e/ou testes estaduais, testes embutidos em currículos, tarefas dos alunos, planos de ensino, livros escolares e instruções". O processo previne os educadores de sobrepôr ou pular conteúdos que sejam essenciais para os padrões estaduais e nacionais. O alinhamento curricular facilita a comunicação entre os educadores enquanto planejam para ambos alinhamentos horizontal e vertical do currículo.

Alinhamento vertical

O alinhamento vertical do currículo é o planejamento do currículo através dos níveis, desde o jardim de infância até o ensino médio, montando em cima de instruções baseadas em padrões. Alinhamentos verticais de currículos corretos melhoram a performance do aluno ao diminuir a quantidade de tempo instrucional consumido com o re-ensinamento de conceitos. O alinhamento vertical depende dos padrões estaduais verticalmente alinhados e é avaliado através de testes estaduais.

Alinhamento horizontal

Alinhamento horizontal é o alinhamento curricular do currículo sendo ensinado pelos professores em um nível escolar em comum. Esse alinhamento muitas vezes é chamado de "guia de ritmo". O alinhamento horizontal fornece aos professores um guia, ou uma meta, para suas instruções. Ele também auxilia os alunos ao garantir que cada um está adequadamente preparado para a próxima série e avaliação estadual.

"No Child Left Behind Act of 2001" (Lei Nenhuma Criança Deixada Para Trás de 2011 ou NCLB)

De acordo com o relatório de política de Betsy Case, doutora de Pearson, a "No Child Left Behind Act of 2001" (Lei Nenhuma Criança Deixada Para Trás de 2011 ou NCLB) exigia que cada estado administre avaliações de realizações padronizadas e que eles devem alinhar com os padrões em inglês, matemática e ciências. A passagem da NCLB fez com que os educadores criassem alinhamentos curriculares verticais e horizontais para cumprir os padrões da NCLB e melhorar a pontuação das avaliações de seus alunos.

Time de currículo

A maioria dos distritos escolares começam o processo de alinhamento curricular formando um time de currículo. Esse time é composto por professores, líderes de departamento, especialistas em conteúdo e administradores que trabalhem juntos para criar um mapa de currículo. Um mapa de currículo é um documento fluido que deve ser constantemente melhorado e revisado. Ele deve falar sobre as necessidades de ensino de toda a população estudantil sendo servida e deve capturar o conteúdo e as habilidades de cada professor na escola estiver ensinando. Devem também empenhar-se em transmitir a visão do mapa de conteúdo de forma visual e fácil de ler, para que os professores usem em seu planejamento de aulas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível