Como demonstrar empatia

Escrito por rebecca kling | Traduzido por rita pacheco
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como demonstrar empatia
O contato físico pode enfatizar os sentimentos de empatia (David Oxberry/Photodisc/Getty Images)

Transmitir empatia e se identificar com as emoções de outra pessoa são importantes em qualquer relacionamento, pessoal ou profissional. Em relacionamentos românticos ou amigáveis, a empatia permite uma partilha mais íntima dos sentimentos e aumenta a camaradagem e o companheirismo. Nas relações profissionais, ela melhora as interações com os clientes e leva a um ambiente de trabalho mais suave. É sempre possível fazer uma pausa e refletir sobre maneiras de melhorar a empatia. Na verdade, um estudo mostrou que até mesmo os médicos que trabalham com pacientes com câncer perdem oportunidades de transmitir empatia (Referência 1).

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Crie um ambiente

  1. 1

    Limpe o local que você vai falar de objetos que não estejam relacionados. Isso permitará que você se concentre em outro indivíduo (s). Se isso não for possível -- se você não controlar o ambiente -- posicione-se de uma maneira que você demonstre estar prestando atenção. (Referência 1)

  2. 2

    Desligue os celulares e outras distrações. É difícil ser empático enquanto seu foco está direcionado para múltiplas direções.

  3. 3

    Acalme-se o máximo possível. Transmitir empatia, principalmente para alguém que está sob stress, pode ser difícil, mas se torna muito mais difícil se você, também, estiver sob stress. (Referência 2)

    Ouvir com empatia

  1. 1

    Direcione sua atenção para a outra pessoa. Use o contato visual para demonstrar sua atenção.

  2. 2

    Reflita sobre o que a outra pessoa diz, e faça perguntas sobre o assunto (Referência 3). Por exemplo, se alguém diz que uma pessoa próxima a eles é doente, você pode perguntar: "O que há de errado?" ou "Eles ficarão bem?" Essas perguntas mostram que você estava ouvindo e que acha o problema importante.

  3. 3

    Identifique as emoções do falante. Empatia é diferente de simpatia na medida em que exige que o ouvinte compartilhe a emoção do falante. (Referência 3)

  4. 4

    Pergunte sobre o estado emocional da pessoa que está falando: "Você está bem?" ou "Como está se sentindo com isso?"

  5. 5

    Reconheça e valide as emoções do falante. Repetições diretas como "Eu entendo porque você está sentindo isso" pode ser um jeito simples de demonstrar empatia. (Referência 3)

    Acompanhamento

  1. 1

    Ofereça apoio se necessário e se você se sentir confortável fazendo isso.

  2. 2

    Continue a conversa em outro dia. Isso mostrará que você lembra o que a pessoa lhe disse e que acha isso importante. Por exemplo, se a pessoa tiver falado sobre uma doença familiar, continue com perguntas sobre a saúde dos membros da família.

  3. 3

    Encontre pistas do que o falante deseja e precisa. Algumas vezes a empatia requer que você ouça. As vezes o falante deseja um feedback mais direto. Ambas as formas são boas, e as necessidades do falante serão seu guia.

Dicas & Advertências

  • Uma empatia eficaz requer sentir as emoções junto com a pessoa. Talvez isto seja difícil em relação às emoções fortes. Apoiar alguém que está passando por questões intensas na vida poderá fazer com que você precise de apoio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível