on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como depenar frango caipira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A melhor forma de depenar um frango caipira é fazê-lo antes de tirar os miúdos. Você manterá mais umidade no interior do frango, tornando-o mais saboroso quando for cozido inteiro defumando, assando ou fritando em imersão. Siga esses passos para preparar o frango caipira para a mesa de jantar.

Instruções

Depene um frango caipira de caça e prepare-o normalmente, como os comprados em supermercados (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Coloque uma panela grande de água no fogão. Pode ser preciso usar duas panelas grandes, dependendo do tamanho do frango caipira. Ferva a água ou aproxime-se do ponto de fervura (cerca de 60 ºC é o ideal). Remova-a do fogão e leve para fora.

    Loading...
  2. Despeje a água quente em uma bacia grande (um recipiente de plástico de armazenagem grande também funcionará; use qualquer coisa com tamanho suficiente para acomodar a água e o frango caipira).

  3. Coloque um par de luvas de borracha grossas e pegue o frango pelos pés. Coloque-o na água quente.

  4. Segure-o embaixo d'água usando um mexedor ou outro talher comprido (como uma colher de madeira). Empurre-o pela água para ter certeza de que todas as penas fiquem encharcadas.

  5. Remova o frango caipira da água após cinco a dez segundos, para não começar a cozinhá-lo. Comece a puxar as penas, um punhado após o outro.

Loading...

Dicas

  • Pode ser bem difícil remover as penas grandes primárias das asas. É melhor tirar a asa na primeira junta após o ombro. Fazer isso vai evitar que você tenha que remover as penas todas juntas pela remoção da asa inteira.

O que você precisa

  • Luvas de borracha grossas
  • Bacia grande (ou recipiente similar)
  • Mexedor ou outro talher comprido
Loading ...
Loading ...