O que é depressão ansiosa?

Escrito por rod howell | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é depressão ansiosa?
Existe uma série de sinais que indicam a presença de uma depressão ansiosa (Comstock/Comstock/Getty Images)

A depressão ansiosa é um dos tipos mais diagnosticados de depressão. Se alguém está enfrentando um período desses, existem muitos sinais e causas que devem ser notados. Esse é um estado não comum e muito diferente dos outros tipos de depressão. Ao invés de se sentir soturno ou vagaroso, a depressão ansiosa causa inquietação, insônia e ataques de pânico. Em casos graves, uma pessoa com depressão ansiosa pode considerar suicídio.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

Existem três formas de depressão ansiosa:

Psicótica – uma grave forma de melancolia; Não psicótica – uma forma moderada de depressão com sintomas de agitação; Excitada – agitação psíquica e onda de pensamentos;

A depressão ansiosa é mais comum entre pessoas mais velhas, mas ela afeta adultos de todas as idades. Alguns motivos que podem ocasionar esse tipo de depressão são problemas de relacionamento, financeiros, qualquer tipo de trauma, perda de um ente querido ou uma doença crônica.

Efeitos

A depressão ansiosa é diferente dos outros tipos de depressão. Ao invés de sentir-se pra baixo, cansado ou letárgico, as pessoas sentem mais angústia, nervoso e irritação. Alguns sintomas que indicam esse tipo de doença mental são: falar muito, estar ansioso, incansável, explosões de reclamações, gritos, ficar em pé durante muito tempo e mãos trêmulas. Caso você esteja enfrentando pelo menos duas dessas desordens por um tempo prolongado, você deve procurar um médico.

Tratamento

Medicamentos e terapia são duas formas eficazes para combater a depressão ansiosa. O tratamento com remédios é bem específico graças aos efeitos colaterais que as drogas têm. É altamente recomendado que os pacientes tomem as doses exatas dos medicamentos. A terapia é útil para pacientes que buscam uma forma para lidar com os problemas que estão causando a depressão. Esses dois tipos de tratamentos podem levar meses para mostrar resultado, dependendo da gravidade da doença.

Equívocos

Pessoas que sofrem de depressão ansiosa podem achar que a doença não é um problema muito grave e podem até recusar atenção médica. Eles podem acreditar que é apenas uma variação de humor. Todas as formas de depressão são doenças mentais. Procure um médico caso você enfrente qualquer tipo de sintomas de depressão ansiosa, isso pode significar algo como desordem bipolar, ou outra doença mental grave.

Alerta

Não procurar um médico para alguém que está com depressão ansiosa pode resultar em bipolaridade ou estados suicidas. Adicionalmente, quando as pessoas estão tomando remédios para tratamento, é importante que elas sigam o tratamento até o final. Sentir-se melhor não dá o direito de sair do tratamento. Isso apenas atrapalhará o seu progresso. Depressão ansiosa, junto com todos os outros tipos da doença, leva em 15% dos casos ao suicídio, tornando-a, de longe, a doença mental mais perigosa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível