Saúde

Remédios que causam soluço.

Escrito por tracy flynn | Traduzido por laila teixeira
Remédios que causam soluço.

Soluços são efeitos colaterais de muitos remédios

medication, yellow tablet image by Astroid from Fotolia.com

Para entender como medicamentos podem causar soluços, é útil entender o mecanismo destes últimos. Soluços são uma série de interações entre nervos do sistema nervoso central, do diafragma, dos músculos abdominais e da glote - a abertura entre as cordas vocais. O soluço ocorre quando o sistema nervoso central envia estímulos para o diafragma se contrair, fazendo com que a glote se feche. Segundo a farmacêutica canadense Mirella Giudice, estimular qualquer etapa deste processo pode causar soluços. As causas mais comuns do soluçar são comer em excesso e tomar bebidas carbonatadas. Todavia, muitos não percebem que as medicações que usamos podem afetar os nervos envolvidos no soluçar ou mesmo atacar o diafragma, e assim, iniciar uma crise.

Outras pessoas estão lendo

Corticoides

Corticoides são comumente chamados de esteroides. Todavia, não devem ser confundidos com os usados por fisiculturistas. Corticoides contêm hormônios naturais com propriedades anti-inflamatórias em sua formulação. É comprovadamente eficaz em aliviar os sintomas de náusea e vômito em pacientes de quimioterapia. Exemplos de corticoides amplamente utilizados são: betametasona, dexametasona, hidrocortisona, metilprednisolona, prednisolona e prednisona.

Benzodiazepínicos.

Benzodiazepínicos atuam sobre um neurotransmissor do sistema nervoso central criando uma sensação de sonolência e relaxamento. Geralmente são prescritos para induzir sedação, diminuir a ansiedade e relaxar a musculatura. Em outras palavras: são utilizados para tratar a insonia e a preocupação excessiva. Os benzodiazepínicos mais comumente usados são alprazolam, clordiazepóxido, clonazepam, diazepam, lorazepam, temazepam, zolpidem e eszopiclona.

Medicamentos para refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico pode causar soluços. Os remédios usados para tratar o refluxo (inibidores da bomba de prótons e inibidores de receptores H2 histaminérgicos) diminuem a acidez do estômago, reduzindo, por conseguinte, a irritação do esôfago. Algumas das medicações mais utilizadas para tratar esse problema são cimetidina, ranitidina, famotidina, nizatidina, omeprazol, lansoprazol e pantoprazol.

Antibióticos

Antibióticos curam infecções matando a bactéria que a causou. O "Physicians' Desk Reference" lista uma ampla gama de antibióticos, de diferentes classificações. No entanto, nem todos os antibióticos podem causar soluços nem os remédios de um mesmo grupo implicam em um mesmo grau de risco deste efeito colateral. Antibióticos associados a soluços são: amoxicilina, azitromicina, cefotetan, ceftriaxona, pentamidina, sulfonamidas e doxiclina.

Medicamentos quimioterápicos

De todas as medicações que podem causar soluços, as usadas em quimioterapia são provavelmente as mais cruéis, De acordo com o Dr. Yuichi Takiguchi, da Faculdade de Medicina Chiba, mais de 30% dos pacientes submetidos a esse tratamento sofrem com soluços ocasionados por ele. Não basta que o paciente de quimioterapia já esteja sofrendo, agora eles também têm que lidar com soluços. A quimioterapia mata o câncer ao atingir células que se dividem rapidamente. Infelizmente, atinge células saudáveis também. Células do sistema digestivo são particularmente sensíveis e é por isso que podem surgir soluços. Felizmente, tratamentos com gabapentina se provaram eficazes no caso de soluços persistentes, aqueles que duram mais de 48 horas. Medicações quimioterápicas associadas a soluços incluem cisplatina, carboplatina e ciclofosfamida.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media