Mais
×

Como descascar um fio revestido de esmalte

Atualizado em 17 abril, 2017

Fios revestidos de esmalte, também chamados de fios magnéticos, são usados em circuitos de rádios e outras aplicações semelhantes que requerem fios muito finos que podem ser enrolados em dezenas ou centenas de voltas apertadas. Uma fina camada de esmalte recobre fios magnéticos, com um recobrimento tão fino que o fio pode ser dobrado em bobinas muito pequenas. Diferentemente de fios normais isolados, os fios revestidos com esmalte devem ser tratados de forma diferente quando as pontas precisam ser descascadas nos pontos de conexão. Caso contrário, o fio pode ser danificado em um processo de descascamento por meios convencionais.

Instruções

Diferentemente dos fios convencionais, os fios revestidos de esmalte exigem um método de descascamento especial (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

    Ligando o aparelho

  1. Coloque o aparelho numa bancada de trabalho. Puxe o fio do aparelho até o comprimento desejado. Se estiver trabalhando com fios individualizados, escolha o primeiro a ser descascado e disponha os demais em ordem. Ajuste o controle do descascador para 115 volts se você for usar 115 volts a 60Hz. Ligue o plugue numa tomada, mas não coloque o botão do aparelho na posição “on” (ligado).

    Se estiver trabalhando com fios individualizados, escolha o primeiro a ser descascado e disponha os demais em ordem (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  2. Determine que comprimento de descascamento deseja. A unidade de descascamento contém um ajuste de comprimento de descascamento no aparelho. Desrosqueie o cone preto no aparelho girando-o em sentido anti-horário com a mão.

    Determine que comprimento de descascamento você deseja (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  3. Localize o parafuso de parada do comprimento de descascamento localizado na canaleta central do aparelho. Verifique o manual do operador para certificar-se da localização. Afrouxe o parafuso com uma chave de fenda e mova a parada para frente ou para trás no canal para a localização desejada. Os incrementos serão em frações de 2,5 cm. Aperte o parafuso de parada.

    Localize o parafuso de parada do comprimento de descascamento (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  4. Remova o parafuso de ajuste completamente e posicione-o no buraco mais para trás no canal se desejar comprimentos de descascamento muito pequenos. Aperte o parafuso de ajuste. Gire o cone preto no aparelho manual. Ajuste o botão de controle de velocidade da unidade para a menor velocidade. Coloque a ponta do fio dentro da abertura do cone e empurre-o até encostar na parada.

    Remova o parafuso de ajuste completamente e posicione-o no buraco mais para trás no canal (Creatas/Creatas/Getty Images)
  5. Use óculos de proteção. Segure o fio firmemente dentro da abertura do cone e aperte o botão no aparelho para ativar as lâminas giratórias. As lâminas fecharão automaticamente no fio. Delicadamente e devagar puxe o fio do cone. A ponta do fio será descascada e limpa de forma regular ao redor do seu perímetro. Use o mesmo procedimento para outros fios. Ajuste o controle de velocidade para uma velocidade mais alta para isolamentos mais grossos.

    Use óculos de proteção (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Dicas

  • Para descascar a extensão total de um fio, leia as instruções do operador sobre como remover o parafuso de armação e remova a cabeça montada. Assim que tiver removido a cabeça, desparafuse o mecanismo de parada do descascador do aparelho e, em seguida, monte este novamente, parafusando o cone preto por último. Passe o fio continuamente pelo aparelho.

O que você precisa

  • Bancada de trabalho
  • Descascador de fios eletrônicos (controle variável)
  • Instruções de operação do descascador de fios eletrônicos
  • Chave de fenda
  • Óculos de proteção
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article