Como descobrir a melhor maneira de digitalizar slides e negativos velhos em 35mm

Escrito por danielle crandall | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como descobrir a melhor maneira de digitalizar slides e negativos velhos em 35mm
Slides e negativos digitalizados podem ser transformados em vídeos e álbuns (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Converter seus antigos slides e negativos de filmes para o formato digital assegura que suas imagens serão preservadas para o futuro e permite que elas sejam restauradas e compartilhadas mais facilmente com outros. No entanto, antes que você possa digitalizar suas velhas fotografias, precisará determinar o melhor método baseado na quantidade de slides e negativos que você tem, quanto tempo quer investir no projeto, a qualidade das imagens que você quer arquivar e quanto de dinheiro você pode investir no processo de digitalização.

Outras pessoas estão lendo

Dispositivo de scanner plano

Para escanear slides e filmes por conta própria sem comprar um scanner específico para slides e filmes, você pode usar um scanner plano comum comprando um anexo que permitirá que a luz seja projetada pela parte de trás dos slides e negativos para que as imagens sejam escaneadas. Depois que as imagens tiverem sido escaneadas e salvas no seu computador, você poderá invertê-las e ajustar as cores das fotos se necessário. Usar um scanner plano pode custar menos; as imagens que são escaneadas não serão tão nítidas como aquelas obtidas por outros métodos, e a possibilidade de manchas de poeira será mais alta. Porém, scanners planos muitas vezes permitem que você escaneie diversos slides e negativos ao mesmo tempo, o que irá diminuir o tempo que você passa escaneando imagens.

Scanner de filmes e slides

Se você tiver muitas imagens que deseja digitalizar ou planeja continuar usando slides ou filmes para tirar fotos, comprar um scanner de slides e filmes pode ser um investimento compensador monetariamente. Um scanner desenhado especificamente para slides e filmes permitirá que você escaneie imagens mais rapidamente e em mais alta resolução do que um scanner plano. Porém, imagens de melhor qualidade criadas por esses scanners também tendem a requerer um grande espaço em seu hard drive. Muitos scanners de slides e filmes são capazes de processar grandes lotes de slides e negativos de uma vez, vêm com software de edição e oferecem mais controle sobre a qualidade das imagens, mas pagar por essas características num scanner fará com que você desembolse muito dinheiro de uma vez. Alugar um scanner de slide ou filme de uma empresa de fotografia é uma alternativa em vez da compra de seu próprio scanner; você só irá economizar dinheiro se souber como operar o equipamento antes de alugá-lo, pois aprender a escanear efetivamente e praticar isso costuma ser um projeto que exige mais de um dia.

Câmera digital

Usando uma câmera digital reflex de alta qualidade de lente única, você pode fotografar seus slides e negativos para mais tarde transferi-los ao computador a fim de editar as imagens. Você tem a opção de tirar uma foto de cada slide projetado sobre a tela ou anexar um duplicador de slides a sua câmera para segurar os slides e negativos individuais enquanto você tira uma foto de cada um em frente a uma fonte de luz usando macro lentes. Em termos de custos um duplicador de slides, é muito mais barato do que adquirir um equipamento de escanear se você já tiver acesso a uma câmera de alta qualidade, maiores lentes, tripé, projeto de slides e tela. Se por um lado o processo de tirar uma foto de cada slide é mais rápido do que escanear, escolher a melhor velocidade do obturador, nível de exposição e outras configurações irá requerer certa experimentação. No entanto, tirar fotos digitais de sua imagem permitirá que você reveja seu trabalho enquanto o faz para assegurar que você arquive os melhores resultados. O maior problema quando estiver usando uma câmera para digitalizar seus slides e negativos é a ligeira falta de nitidez que será visível nas suas imagens impressas.

Serviço profissional

Contratar uma empresa de fotografia profissional para digitalizar seus slides é a opção mais simples porque não requer que você compre equipamento, aprenda a escanear ou fotografar slides e negativos, investindo muito tempo, limpando cada slide e negativo e editando os defeitos das suas imagens. Pagar para que cada slide e negativo seja escaneado pode acabar ficando caro, porque os profissionais normalmente cobram para limpar cada um, escanear em alta resolução e editar com software de imagem. Porém, juntamente com o alto custo de um serviço profissional, você receberá imagens mais nítidas e limpas num período de tempo menor. Você também pode enviar lotes de slides e negativos para uma empresa de fotografia em datas diferentes para que não tenha que arcar com todo o custo de uma só vez. O maior desafio é encontrar uma empresa renomada que irá cuidar das imagens adequadamente para que os slides e negativos não sejam danificados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível