Mais
×

Como descobrir o tamanho do banzo superior de uma treliça

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As treliças suportam o telhado de casas e edifícios modernos. As treliças de metal plano são fabricadas para edifícios comerciais e industriais, suas dimensões são fáceis de calcular baseadas na largura do edifício. Ao construir o telhado de duas águas de uma residência, calcular o comprimento do banzo superior de uma treliça envolve um pouco de geometria do ensino médio.

Instruções

A configuração da treliça é calculada com um pouco de geometria (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Identifique ou meça a largura do edifício, a distância que as treliças abrangem. Por exemplo, uma área construída de 7,30 m de largura por 14,65 m de comprimento.

  2. Identifique a altura total do edifício e então diminua a altura das paredes externas. A medida restante é a altura vertical total do sistema de telhado. Essa é a distância da parte superior das paredes até a ponta do telhado, medido verticalmente. Por exemplo, 2,5 m de altura.

  3. Insira esses valores no teorema de Pitágoras, que disse que para qualquer triângulo reto, A * A + B * B = C * C, onde A e B são o comprimento dos lados menores do triângulo, e C é o comprimento do lado maior. Por exemplo, A é a altura vertical do telhado, 2,45 m, e B é a metade da largura da casa, 3,65 m.

  4. Calcule o comprimento do banzo superior utilizando esta fórmula: (2,45 * 2,45) + (3,65 * 3,65) = 19,33 m. O que significa que o a medida do banzo é a raiz quadrada de 19,33 ou seja, 4,4 m.

  5. Adicione esse comprimento à medida do telhado excedente sobre as paredes. A maioria das cornijas tem entre 40 e 60 cm de profundidade. Utilizando a mesma equação para uma cornija com 60 cm, isso resultará em um plano entre a parede externa e a borda do texto que somará 76 cm ao comprimento total. Portanto, a medida total do bonzo superior da treliça é de 4,4 m + 76 cm, ou seja 5,16 cm. Quando a treliça for construída, ela deve ter um bonzo de 5,35 ou 5,5 m de comprimento.

Dicas

  • O comprimento do bonzo superior de uma treliça sempre é fabricado com 15 a 30 cm a maior que a da base. Ele é cortado apenas depois das treliças serem instaladas, quando a cornija e a viga forem encaixadas.

O que você precisa

  • Planos de um edifício
  • Dimensões da fundação do edifício
  • Altura total do edifício
  • Altura das paredes externas do edifício
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article