Mais
×

Descoloração ocular devido a doenças

Atualizado em 19 julho, 2017

A descoloração ocular é a mudança de cor da parte branca do olho — cientificamente chamada de esclera. A doença que ocasiona a alteração de cor pode estar diretamente relacionada com o olho ou pode ser uma doença que ocorre em qualquer outra parte do corpo. A cor e os sintomas que a acompanham ajudam os médicos a encontrar as causas.

A esclera é a parte branca dos olhos, circundando a íris (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Efeitos

A esclera ou a parte branca do olho pode se tornar amarela, azul, roxa ou vermelha. Isso pode ser uma mudança gradual ou ocorrer repentinamente.

Significado

Uma descoloração ocular amarela pode ser devido ao fumo ou a alguma doença hepática. Uma tonalidade azul pode indicar osteogênese imperfeita (condição de ossos frágeis), algumas formas de melanocitose (superprodução de células pigmentadas) ou alcaptonúria (doença genética do metabolismo).

Características

A esclerite, uma inflamação da esclera, está associada a uma descoloração ocular púrpura e pode ocorrer devido a uma doença autoimune. Uma pressão ocular aumentada devido a um glaucoma agudo e pode provocar rompimentos em vasos sanguíneos nos olhos, causando uma coloração avermelhada.

Advertências

Após a ocorrência de uma descoloração ocular, consulte um médico, para determinar a causa. Doenças que afetam diretamente o olho podem levar à perda de visão, se não forem tratadas precocemente.

Considerações

Na maioria dos casos, o tratamento da doença base implicará na eliminação da descoloração ocular. No caso de doenças do colágeno, como a osteogênese imperfeita, sempre poderá haver uma leve descoloração.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article