O que é a compartimentalização celular e por que ela ocorre?

As células eucarióticas contêm compartimentos delimitados por membrana

amoeba and plankton through microscope image by Allyson Ricketts from Fotolia.com

Organismos superiores contêm células que compõem muitas estruturas delimitadas por membrana chamadas de organelas. As membranas que cercam essas organelas servem como barreiras que dividem a célula em compartimentos. Isso ajuda as células a realizarem funções específicas em certas regiões internas.

Classificação

As células podem ser procarióticas ou eucarióticas. As procarióticas (como as bactérias) não têm um núcleo e organelas delimitadas por membrana. As eucarióticas — que estão presentes em animais, plantas, protistas e fungos — possuem vários compartimentos, incluindo várias organelas e um núcleo contendo DNA.

Tipos

De acordo com o livro "Biologia Molecular da Célula", os compartimentos celulares incluem o citoplasma, núcleo, retículo endoplasmático, endossomos, aparelho de Golgi, lisossomos, mitocôndrias e peroxissomos. As membranas seletivamente permeáveis — que permitem que algumas substâncias, enquanto restringem outras — isolam esses compartimentos, cada um deles realizando suas próprias funções para sua manutenção.

Função

A compartimentalização permite que células eucarióticas realizem reações químicas incompatíveis simultaneamente. Ela também aumenta a área de superfície das membranas celulares, que é necessária para a obtenção de nutrientes e excretar resíduos. Dessa forma, a compartimentalização é um meio de aumentar a área da membrana sem aumentar o tamanho da célula.

eHow Brasil
×