Passatempos

Como desenhar mangá passo a passo

Escrito por buffy naillon | Traduzido por felipe rico
Como desenhar mangá passo a passo

O mangá possui traços marcantes e requer habilidade para ser desenhado

Peter Macdiarmid/Getty Images News/Getty Images

O mangá, aquele estilo de quadrinhos coloridos do Japão, se tornou popular no Brasil. De acordo com o artista de mangá, Hayden Scott-Baron, o estilo dos quadrinhos tem uma aparência distinta devido em parte ao teatro kabuki japonês, que também se baseia fortemente na escolha de trajes incomuns para os personagens, como influências militares e o uso de símbolos para expressar emoções. No entanto, no fundo, desenhar mangá exige a mesma habilidade que todo desenho requer. É o desenvolvimento dos detalhes ao usar essas habilidades que faz do mangá o que ele é.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Mangás
  • Superfície de desenho
  • Lápis
  • Marcadores

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Observe alguns quadrinhos de mangá para encontrar imagens de referência que goste. Um dia, você irá desenhar seu próprio mangá, mas enquanto esse dia não chega, tente copiar imagens de um quadrinho para aprender a diferença entre os estilos e deixá-lo familiarizado com a linguagem visual de cada um deles.

  2. 2

    Estude a imagem com cuidado e tente desmontá-la em suas formas geométricas mais básicas. Quase todos os objetos podem ser reduzidos em formatos como triângulos, quadrados, círculos e elipses. Por exemplo, o rosto de um personagem de mangá consiste em uma forma oval modificada. Seus braços são em forma de cilindro. O tronco e a região do quadril são quadrados. Assim que visualizar as formas, desenhe-as no papel, tentando recriar as proporções do personagem corretamente.

  3. 3

    Adicione as linhas de detalhe. Isso significa que caso tenha desenhado um quadrado para o torso, deve começar a desenhar as linhas curvas que consegue enxergar, que desviam da forma quadrada básica. Você pode ter de exagerar suas linhas algumas vezes até que pegue o jeito. Continue desenhando as linhas de detalhe até o esboço básico do desenho se parecer com o personagem do mangá.

  4. 4

    Apague as linhas desnecessárias no desenho. Ao estudar seu desenho, verá que uma ou duas linhas parecem pertencer, ou seja, elas fazem seus esforços se parecerem com o desenho de referência. Apague todas as linhas que não se encaixem.

  5. 5

    Adicione sombreamento e cor ao seu mangá. Acrescente cores em blocos: nas camadas iniciais, é possível que possua apenas uma cor para o tom de pele, outra para a camisa do personagem e outra ainda para os sapatos. Em seguida, adicione sombras. Os mangás utilizam "cell shading" (sombreamento em celuloide) — blocos básicos de cor são utilizados ​​para acrescentar profundidade visual. Por exemplo, uma sombra no rosto de alguém pode ser um bloco de luz marrom em cima do tom de pele. Muitos artistas de mangá modernos utilizam um programa de computador para sombrear e colorir seus desenhos. Contudo, os marcadores funcionam bem também.

Dicas & Advertências

  • Os melhores artistas são capazes de recriar visualmente o que veem. Para aprender a fazer isso, perceba exatamente onde as linhas do objeto que está desenhando cruzam as outras linhas. Caso tenha dificuldade em compreender este conceito, utilize papel vegetal. Desenhe por cima da foto de referência para ter uma ideia de onde as linhas estão em relação às outras.
  • Desenhar bem requer prática. Embora o estilo mangá pareça visualmente fácil em comparação a alguns retratos de arte, você pode se sentir frustrado com sua falta de habilidade. Pratique todos os dias.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media