on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um desenho negativo

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao criar um desenho negativo, você está desenhando os espaços entre objetos em vez deles próprios. Desenhar espaços negativos é uma técnica que fortalecerá suas habilidades em desenho e o ajudará a criar arte de uma perspectiva abstrata. Procure por espaços únicos, da mesma maneira que procuraria por objetos com formas únicas para criar um desenho figurativo. Assim que aprender a desenhar espaços negativos, combine ambas as técnicas, positiva e negativa, para criar um trabalho de arte de sucesso.

Instruções

Procure formas únicas nos espaços negativos entre objetos (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
  1. Decida um assunto para seu desenho. Use objetos que possuam espaços entre eles e contornos interessantes para melhores efeitos. As folhas em plantas e árvores são bons objetos que oferecem muitas formas nos espaços negativos.

    Loading...
  2. Estude as formas criadas no fundo e entre os espaços dos objetos utilizados. Você apenas desenhará tais espaços, sem focar no objeto real. Treine para olhar para os espaços abstratos antes de desenhar.

  3. Planeje a composição de seu desenho. Foque na área do objeto para desenhar, como um pequeno grupo de folhas em uma pequena área da planta. Então, decida como ajustará a área de foco no papel.

  4. Desenhe as formas negativas no papel com um lápis e escolha um canto para começar. Assim como faria com um desenho figurativo, preste atenção nos tamanhos e proporções das formas que for desenhar em comparação a outras. Comece o desenho, uma forma por vez, até preencher o papel.

  5. Sombreie os espaços negativos com o lápis de desenho; eles possuem áreas de luz e sombra assim como os espaços positivos. Estude os efeitos da luz nas áreas negativas e sombreie com a técnica de hachuras cruzadas, utilizando linhas cruzadas e sobrepostas. As linhas soltas criam um sombreado mais claro, já as linhas próximas um mais intenso.

Loading...

Dicas

  • Use um visor de câmera para focar em uma pequena área para desenhar, como uma moldura pequena e retangular no mesmo formato do papel. Os visores ajudam a definir as bordas externas da área que desenhará. Segure-o ereto com seu braço esticado e olhe por ele ao desenhar para concentrar-se na área escolhida.
  • Pratique essa técnica variando o objeto escolhido. Ao desenhar espaços negativos em um retrato, tente desenhar apenas o contorno das formas mais claras ou escuras no rosto.

O que você precisa

  • Lápis para desenho
  • Papel para desenho

Referências

Loading ...
Loading ...