O que é uma imagem pictórica?

Escrito por amrita chuasiriporn | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma imagem pictórica?
Esse é um bom exemplo de imagem pictórica (Pixland/Pixland/Getty Images)

Se você está montando uma página na Web ou fazendo um design gráfico para folhetos ou apresentações, você pode se perguntar o que diferencia imagens pictóricas de outros tipos de imagens. A boa notícia é que mesmo se você não souber como dar nome a elas, provavelmente já está muito familiarizado com imagens pictóricas em seu dia a dia.

Outras pessoas estão lendo

Imagens pictóricas

Retratos ou outras fotos facilmente identificáveis ​​de pessoas, animais ou coisas são todas consideradas imagens pictóricas, uma vez que mostram claramente o lugar e hora específicos em que algo ocorreu. Fotos documentais são uma ramificação de fotos pictóricas e se concentram em uma ação natural. Elas são menos artificialmente compostas. A imagem cuidadosamente posada de seu primo Danny em sua festa de quinto aniversário evoca uma memória diferente da de Danny andando pelo palco para receber seu diploma do ensino médio. A primeira foto de Danny, cuidadosamente composta, é um retrato, enquanto a segunda é um exemplo de uma foto documental. Essas regras gerais são verdadeiras se a imagem estiver impressa fisicamente ou apenas existir no espaço digital, como em um álbum de fotos online. Além disso, as imagens pictóricas não precisam ser fotos, elas podem ser ilustrações, tais como desenhos em close-up ou princípios científicos para ajudá-lo a entender melhor um conceito.

Imagens abstratas

As imagens abstratas são diferentes de imagens pictóricas, pois elas não representam uma determinada pessoa, coisa ou lugar. Em vez disso, elas chamam a atenção para um estado de espírito ou sentimento, enquanto expressam seus valores estéticos individuais. É possível obter uma imagem abstrata de uma imagem pictórica através da manipulação. Por exemplo, ampliando uma engrenagem no funcionamento interno de um relógio de bolso e a desfocando, forma-se a base de uma imagem abstrata. Como imagens pictóricas, essa descrição geral aplica-se a imagens em qualquer meio, impresso ou digital.

Considerações

Algumas imagens se equilibram na linha entre pictóricas e abstratas, exibindo camadas que você só percebe quando passa um tempo olhando para elas. Essas são, por vezes, semelhantes aos quebra-cabeças de objetos escondidos nas costas de revistas infantis, onde você finalmente verá um cachorro ou um veleiro, se olhar para eles por muito tempo. No entanto, ao contrário dos quebra-cabeças, em que lhe é necessariamente dada uma pista de que você deve se concentrar mais na imagem - normalmente você tem de encontrar a próxima camada sozinho.

Design gráfico

Ambos os tipos de imagens têm seu lugar no design gráfico. As imagens pictóricas tendem a chamar a atenção, mesmo se você colocá-las em azulejos, assim você tem uma parede da mesma imagem em exibição. Devido a isso, elas podem desviar a atenção de outros elementos que você colocar em uma página. Por outro lado, as imagens abstratas criam fundos com movimento e interesse que não tiram os visitantes da página da web ou leitores de panfletos de suas experiências visuais. As imagens pictóricas convidam os olhos a focalizar o objeto da imagem, enquanto as imagens abstratas convidam os olhos para admirar e explorar a imagem. Use isso a seu favor quando considerar imagens para uso em design gráfico. Se você não projetá-las pessoalmente, use apenas imagens com a permissão dos detentores de direitos autorais, independentemente do tipo de imagem que você escolher.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível