Desenvolvimento psicológico de um bebê de oito meses de idade

Escrito por maria ciubotaru | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desenvolvimento psicológico de um bebê de oito meses de idade
Descobrindo o mundo aos oito meses (baby image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Muitas mudanças de desenvolvimento acontecem nos dois primeiros anos de idade do bebê. As experiências que ele atravessa agora definem o que ele será mais tarde. Os especialistas dividem este período em marcos. Um desses marcos começa aos oitos meses -- com os primeiros sinais de um comportamento intencional do bebê -- e termina em torno de 12 meses. De acordo com o Dr. Benjamin Spock, um bebê nesta idade está entrando na fase de descoberta e exploração do seu corpo e do mundo ao seu redor.

Outras pessoas estão lendo

Pensar e entender

Os bebês de oito meses de idade sabem o conceito de permanência do objeto. Eles sabem que os objetos ainda existem, mesmo estando fora de vista. Neste estágio, eles aprendem através da observação enquanto a sua memória crescente os ajuda a entender que um objeto permanece sempre o mesmo. À medida que ganham mais mobilidade, eles aprendem como resolver problemas tais como alcançar o brinquedo que querem.

Seu bebê também entende o conceito de causa e efeito, bem como a forma que os objetos se relacionam entre si. Ele sabe que pressionar o botão no brinquedo musical gera um som várias vezes. Ele também percebe que os pequenos objetos cabem nos grandes.

Desenvolvimento emocional

Aos oito meses, as emoções do bebê se tornam mais óbvias. Ele sorri e tenta beijar sua imagem no espelho e expressa sentimentos de raiva e frustração. Ele aprende a ler os sentimentos das outras pessoas e adivinha como suas próprias ações influenciarão seus sentimentos. O bebê também testa suas respostas ao comportamento dele. Por exemplo, ele jogará um objeto no chão somente para ver sua reação. Depois, ele fará isso de novo a fim de ver se você reage da mesma forma.

Alguns bebês também simulam humores e mostram seus primeiros sinais de empatia, como começar a chorar se ver alguém chorando.

Seu bebê entende que é um pessoa totalmente diferente de você. Entende que suas mãos e seus pés o pertencem e o ajudam a se movimentar livremente engatinhando, se arrastando com o bumbum ou rolando. Ele também pode diferenciar entre você, seus cuidadores e estranhos. Este salto cognitivo pode torná-lo desconfortável e ansioso.

Ansiedade de separação

Nesta idade, a maioria dos bebês mostra sinais de ansiedade da separação quando você sai de sua linha de visão, mesmo que por alguns instantes. Eles ficam nervosos e giram de costas quando há pessoas não familiares ao redor. Dependendo do temperamento, alguns bebês lidam melhor com a separação do que outros. Esse medo desaparece quando eles se tornam mais ativos socialmente e mais confiantes que, mesmo que o deixe, você voltará.

Lidando com a ansiedade da separação

A razão dos bebês de oito meses de idade começarem a chorar quando você os deixa sozinhos, mesmo que por um minuto, é porque eles não sabem que você sempre voltará. Por mais difícil que seja vê-lo em desespero, é importante ele experimentar isto. Deixá-lo por alguns minutos ajuda-o a desenvolver confiança e a habilidade de formar vínculos com outras pessoas. Não é uma boa ideia sair quando ele estiver de costas. Isso só vai torná-lo ainda mais ansioso. Em vez disso, beije-o e abrace-o e diga que voltará.

Desenvolvimento da linguagem

Todas essas descobertas levam as crianças ao limiar da linguagem. Seu bebê balbucia na sua própria "linguagem" e espera respostas verbais das pessoas ao seu redor. Até que ele aprenda as palavras corretas, ele começa a entender questões simples, como dizê-lo "não" quando ele tenta puxar os livros da estante, por exemplo. Você saberá que ele entendeu porque ele vai parar e olhar para o seu rosto -- talvez até balançar a cabeça de "não" em troca.

Explorar

Seu bebê de oito meses explora os objetos agitando, batendo, jogando ou experimentando. A ideia é que você faça alguma coisa para o objeto aparecer, então seu bebê ficará fascinado por um centro de atividades com coisas que ele possa bater, empurrar, torcer, agitar, espremer, soltar e abrir.

Ele copiará algumas coisas que você faz e estará apto para entreter-se mais porque ele pode se concentrar mais tempo nos brinquedos. Ele gosta da sua leitura dos livros coloridos e reconhece fotos dele.

Seu bebê gosta de soltar as coisas somente para vê-las cair. Você pegará e ele jogará de novo. Ele não faz isto para irritá-lo. Ele só acha todo o processo interessante e divertido. Quando você esconde um objeto, ele vai encontrá-lo facilmente. Isto permite que ele aja por um propósito e desfrute da sua "vitória".

Seu bebê de oito meses aprende melhor através da experiência. Sua brincadeira é, na verdade, uma exploração curiosa que o ajuda a entender o mundo ao seu redor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível