Mais
×

Como desgastar e amaciar roupas

Atualizado em 22 fevereiro, 2017

Jogue fora o amaciante de tecidos e pare de gastar mais dinheiro em roupas com aparência desgastadas. Estas técnicas de lavagem podem amaciar as roupas naturalmente e não envolvem substâncias químicas prejudiciais, como alfa-terpineol, acetato de benzila, acetato de etilo e clorofórmio. Se suas roupas novas parecem muito rígidas e novas, desgaste-as naturalmente acelerando os fatores que fariam isso com o tempo. Os jeans e outras roupas podem ser desgastadas com um pouco de tempo e foco.

Instruções

Expor as roupas ao sol, vento e chuva laceia o tecido naturalmente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Laceando roupas

  1. Lave as roupas com frequência para que ela tenha uma aparência e sensação desgastada. Use pouco sabão em pó, pois o uso do produto em excesso pode fazer com que o tecido fique rígido.

  2. Seque as roupas no sol. Deixe-as na rua por uma semana, para que passe por todos os tipos de clima. Vento, chuva, raios solares e até o granizo desgastarão naturalmente o tecido e farão com que as roupas pareçam mais velhas.

  3. Borrife as roupas com suco de limão ou água oxigenada antes de colocá-las no sol para desbotar o tecido mais rápido.

  4. Escureça o tecido borrifando-o com café ou chá.

  5. Foque nas áreas que você quer desgastar mais. Se quiser que os joelhos ou ou cotovelos da peça pareçam mais velhos e maleáveis, esfregue a área com um pedaço de lixa grossa.

  6. Esfiape as costuras com uma escova de aço, prestando atenção às áreas onde as roupas seriam esfiapadas. Concentre-se nas costuras das colas e mangas.

    Amaciando as roupas

  1. Evite os amaciantes de roupas industrializados. Eles muitas vezes incluem substâncias químicas que cobrem o tecido e podem causar irritação na pele, problemas respiratórios e dores de cabeça. Pesquisas sugerem que essas substâncias podem contribuir para alguns cânceres.

  2. Adicione meia xícara de vinagre ao ciclo de enxágue quando estiver lavando as roupas. O vinagre quebra o sabão em pó, evitando os resíduos que podem fazer com que o tecido fique grosso.

  3. Adicione 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio ao ciclo de enxágue como uma alternativa ao vinagre.

  4. Jogue uma bola de papel alumínio na secadora para reduzir a eletricidade estática.

  5. Coloque bolas de tênis na secadora com as roupas para amaciar os tecidos.

Dicas

  • O cheiro de vinagre se dissipará quando as roupas estiverem secas.

Aviso

  • Não misture alvejante com vinagre quando estiver lavando as roupas.

O que você precisa

  • Varal
  • Suco de limão
  • Água oxigenada
  • Café ou chá
  • Escova de aço
  • Lixa grossa
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article