Mais
×

Como se desintoxicar de uma overdose de vitamina A

Atualizado em 18 julho, 2017

Se você acredita que vitaminas são substâncias seguras e naturais benéficas à nossa saúde, está certo na maior parte, mas algumas vitaminas podem causar graves problemas quando a dose recomendada é excedida. A vitamina A é um nutriente que é absorvido pelas nossas células de gordura e pode causar toxicidade se os níveis forem muito altos. Sintomas de overdose desse nutriente incluem náusea, vômito, irritabilidade, desconforto digestivo, visão fraca, dor de cabeça, fraqueza e sonolência. Procure atendimento médico se tiver esses sintomas e comece um programa de desintoxicação de vitamina A do seu organismo.

Instruções

Cenouras são a mais rica fonte de vitamina A da dieta (carrot image by Andrzej Włodarczyk from Fotolia.com)
  1. Pare o consumo de vitamina A em suplementos, óleo de peixe, medicações de venda livre e alimentos como cenoura, vegetais de folha escura, laticínios e fígado de animais. De acordo com um estudo publicado no website "Emedicine" pelo médico Mohsen S. Eledrisi do King Abdulaziz National Guard Medical Center, a recomendação diária de vitamina A para adultos saudáveis é de 5000 UI por dia, e 8000 UI para mulheres grávidas. Tomar mais do que essa dose por tempo prolongado pode causar toxicidade aguda e overdose.

    Espinafre e a maioria das folhas verde escuras são ricas em vitamina A (Blattspinat image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)
  2. Tome bastante água, especialmente se você estiver com náuseas, vômito ou diarreia. Chás de erva podem ser uma maneira benéfica da manutenção dos níveis de hidratação e controle dos sintomas. Em um estudo escrito por E. Ernst e M.H. Pittler e publicado no British Journal of Anaesthesia (Diário britânico de anestesia) em 2000, pesquisadores descobriram que o gengibre é efetivo como agente anti-náusea no pós operatório, enjoo matinal, enjoo do viajante e náusea por quimioterapia. Tomado como chá, o gengibre pode aumentar o consumo de fluidos e reduzir os sintomas de vômito.

    Gengibre é um remédio tradicional para náusea e vômito (ginger root image by Neelrad from Fotolia.com)
  3. Tome 15 g de extrato de cardo de leite uma vez por dia. Ele é uma erva efetiva na proteção do fígado aos danos químicos, na regeneração de tecido danificado do fígado e ajuda no processo de desintoxicação do organismo. Como a vitamina A é um nutriente solúvel em gordura, apenas o fígado pode retirá-la do corpo. Segundo uma revisão publicada no "The Indian Journal of Medical Research" ("O diário indiano de pesquisa médica") em 2006, os pesquisadores S.C. Pradhan e C. Girish descobriram que o cardo de leite era adequado para o tratamento de doenças do fígado causadas por consumo de álcool, cirrose hepática, hepatite e doenças hepáticas induzidas por consumo de drogas e tóxicos.

    Estudos dizem que o cardo de leite ajuda na recuperação do fígado (thistle image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)
  4. Aumente o consumo de fibras na dieta ingerindo alimentos que as contenham em grande quantidade. Por exemplo, boas fontes de fibra incluem a maioria dos vegetais, grãos integrais, nozes, sementes, vegetais marinhos, maçãs, peras e toranja. Fibras têm um efeito benéfico no corpo, dando à toxina algo para se ligar e ser carregada para fora do organismo. Sem fibra suficiente, essas toxinas podem ser reabsorvidas pelo intestino grosso e entrar na corrente sanguínea novamente.

    A toranja é rica em fibras chamadas pectinas que ajudam o corpo a se livrar das toxinas (grapefruit image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com)

Dicas

  • Se você estiver tomando muitos suplementos, verifique a embalagem para ter certeza que não está ingerindo vitamina A de fontes múltiplas. Muitos óleos de peixe contêm esse nutriente, então observe a informação nutricional de qualquer marca de óleo de peixe que comprar. Nos últimos 25 anos, apenas 11 pessoas nos Estados Unidos tiveram morte relacionada à ingestão de vitaminas.

Aviso

  • Consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos e medicações de venda livre. A vitamina A é contra-indicada se você toma anticoncepcionais e anticoagulantes. Se você toma medicação prescrita, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos de vitamina A.

O que você precisa

  • Chá de gengibre
  • Cardo de leite
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article