Mais
×

Distúrbios que causam um cheiro doce no corpo

Atualizada July 19, 2017

Há vários distúrbios metabólicos que podem causar um odor de frutas no hálito ou um cheiro doce na pele ou na urina. Eles são tratáveis​​, embora alguns possam ser sinais de problemas subjacentes.

Doença da urina em xarope de bordo

A doença da urina em xarope de bordo (DXB) é um distúrbio metabólico herdado geneticamente. Ela torna o corpo incapaz de quebrar os aminoácidos valina, leucina e isoleucina. Isso promove a acumulação de níveis nocivos dessas substâncias no sangue. Os sintomas incluem perda de apetite, letargia, vômitos, urina com cheiro de xarope de bordo, convulsões e coma. O tratamento envolve uma dieta isenta de proteína e a ingestão intravenosa de açúcares, gorduras e fluidos. A hemodiálise também pode ser um meio de reduzir o nível de aminoácidos.

Acidose láctica

A acidose láctica ocorre quando o ácido láctico se acumula no sangue. Os sintomas incluem náusea, fraqueza e um cheiro doce de frutas no hálito ou na pele. O tratamento é focado na alteração das causas subjacentes à doença. Os exames de sangue são necessários para verificar os níveis de eletrólitos. A causa mais comum do distúrbio é o exercício intenso e prolongado, que aumenta os níveis de ácido láctico, assim como diminui os de oxigênio. Ele também pode ser causado por AIDS, câncer, insuficiência respiratória, insuficiência renal e septicemia.

Cetoacidose diabética

A cetoacidose diabética é uma complicação do diabetes que ocorre quando não há açúcar suficiente no corpo para servir como uma fonte de combustível e a gordura passa a ser utilizada. As cetonas — subprodutos da quebra da gordura — começam a se acumular no corpo com efeitos negativos. Os sintomas incluem fraqueza, sede frequente, micção frequente, cansaço, falta de ar, náuseas, vômitos e um cheiro doce ou frutado no hálito ou na pele. O tratamento envolve o aumento da dose de insulina e reposição da perda de líquidos.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article