Mais
×

Como desmontar e substituir a bateria de uma HP 48G

Atualizado em 17 abril, 2017

A HP 48G é uma calculadora gráfica. Ela possui uma porta serial que permite a conexão com computadores ou impressoras e um infravermelho que permite conexão entre calculadoras 48G para transferência de dados. Você pode trocar as baterias da sua calculadora abrindo o compartimento de baterias. Se a calculadora de algum jeito quebrar e você precisar desmontá-la, a HP te aconselha a enviá-la para o conserto. Mas desmontar sua calculadora sozinho e com segurança é possível.

Instruções

Você pode trocar suas baterias apenas abrindo o compartimento (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Aperte a tecla "shift" verde e então pressione a tecla "on" para desligar a calculadora.

  2. Pressione a tampa do compartimento da bateria e retire-o da parte de trás da calculadora. Remova as três pilhas AAA no compartimento e substitua-as por pilhas novas da mesma marca. Certifique-se de inseri-las de acordo com as marcas "+" e "-".

  3. Coloque a calculadora em uma superfície plana com o teclado virado para cima.

  4. Retire a placa de rótulos (a capa de metal com os rótulos das teclas escritos) da parte da frente da calculadora com a ajuda das chaves de fenda de joalheiro. Seja muito cuidadoso para não entortar a placa conforme a remove.

  5. Localize os 10 rebites de plástico na frente da calculadora. São quatro sobre a tela, um próximo à tecla "7", um próximo à tecla "9" e quatro sob as teclas "1", "2" e "3".

  6. Use uma furadeira com broca pequena (com largura semelhante à dos rebites) para retirar as cabeças dos rebites. Certifique-se de colocar a furadeira reto e ir somente fundo o bastante para remover os rebites (cerca de 2 mm).

  7. Localize as aberturas próximas às teclas "MTH", "ENTER" e shift direita (tecla azul) do lado esquerdo do teclado. Localize as teclas "NXT," "backspace" (seta para a esquerda), e "-" no lado direito. Use estas aberturas para abrir a calculadora por dentro, pois você não vai conseguir fazer isso pelo lado de fora. Existem ganchos internos segurando a calculadora próximos às teclas "A", "SIN" e "ON" no lado esquerdo e "F", "1/x" e "+" no lado direito e à tecla "." na parte de baixo.

  8. Insira uma chave de fenda de joalheiro nas aberturas das teclas "MTH" ou "NXT" para alcanças os ganchos das teclas "A" ou "F". Empurre o lado da capa traseira para fora e para baixo ao redor dos ganchos.

  9. Insira outra chave de fenda de joalheiro na costura que ficou visível pelo lado de fora.

  10. Separe o lado esquerdo da calculador e depois o direito. Escorregue a segunda chave pela borda conforme movimenta.

  11. Separe a parte de baixo da calculadora girando cuidadosamente e puxando as duas metades até que se soltem. A calculadora está desmontada.

Dicas

  • Quando for remontar a 48G, insira pequenos parafusos nos buracos onde os rebites seguravam as duas metades.

Aviso

  • Contate o centro de serviços da HP para consertar sua calculadora para você. Há informações sobre os centros de serviço dentro da capa do compartimento das baterias.
  • Se você for muito fundo com a furadeira, pode danificar a placa mãe ou os componentes eletrônicos sob as teclas.

O que você precisa

  • Furadeira
  • Broca pequena
  • Duas chaves de fenda de joalheiro
  • Três pilhas AAA
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article