As desvantagens das embalagens metálicas

Escrito por simon fuller | Traduzido por randhal wendel
As desvantagens das embalagens metálicas

Exemplos de embalagens metálicas incluem estanho pintado e latas de alumínio de bebidas gasosas

Tin image by Paul Sparrow from Fotolia.com

Embalagens metálicas variam desde latas de biscoito de estanho e alumínio, até latinhas de bebidas feitas de aço. O metal é útil porque é durável, não custa muito e não é tóxico, tornando-se altamente adequado para armazenar alimentos. Entretanto, este tipo de embalagem também tem algumas desvantagens. Os problemas com embalagens metálicas variam de acordo com o tipo específico de metal utilizado.

Outras pessoas estão lendo

Corrosão

Alguns tipos de embalagens metálicas, como o aço, são vulneráveis aos efeitos da corrosão, que pode fazer o metal se deteriorar. Ela ocorre quando o metal começa a se transformar de volta no seu estado original; por exemplo, o aço se transforma de novo no minério de ferro de origem. A corrosão é causada pela oxidação, provocada quando o metal é exposto ao ar e à água. Um exemplo de corrosão é a ferrugem, que ocorre na embalagem de aço, formando lascas. A embalagem metálica geralmente é revestida por outros materiais, como o crômio, para evitar a ocorrência desse problema. Entretanto, segundo Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), além de 100% reciclável, a lata de aço, quando acidentalmente jogada no meio ambiente, enferruja e volta para a natureza sem agredi-la e na sua forma original de óxido de ferro, esse processo leva de três a dez anos.

Não se pode ver o conteúdo

A embalagem de metal mantém o conteúdo de um recipiente seguro e fresco, mas tem a desvantagem de não ser transparente. Assim, o consumidor não pode ver dentro da embalagem para verificar o conteúdo ou para inspecionar uma possível compra. Isso limita os usos da embalagem metálica ao setor de varejo, uma vez que outros materiais de embalagem - como o plástico - são melhores em algumas situações. Para a Abeaço, a embalagem de metal impede o contato dos alimentos com a luz e o oxigênio que deterioram algumas propriedades dos alimentos, acelerando reações químicas e alterando, por exemplo, sua cor e consistência.

Problemas de armazenamento

O estanho é usado normalmente para alguns tipos de recipientes, incluindo os de biscoitos. Como a embalagem metálica não é facilmente dobrada ou comprimida à mão, os recipientes são difíceis de serem armazenados de forma eficaz, tanto durante, como após o uso. Por outro lado, um recipiente de papel ou de plástico pode ser mais fácil de dobrar e de guardar em um armário. De acordo com a Abeaço, a resistência e a facilidade de transporte e armazenamento possibilita o estoque e distribuição das latas. Além disso, o processo de armazenamento é eficaz contra ações dos roedores e outros insetos. Para guardar em casa ou levar para longas distâncias, a lata é uma boa opção.

Alumínio e acidez

O alumínio é outra escolha comum para embalagens metálicas. Embora não seja passível de corrosão quando usado para estocar produtos alimentícios, o alumínio apresenta um problema com alimentos ácidos, como o ruibarbo e o tomate. Esses alimentos são especialmente ácidos e podem ser afetados pelo alumínio se esse for o metal utilizado em seu armazenamento. O resultado do uso de embalagens de alumínio para esses alimentos é que eles acabam apresentando o gosto do metal.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media