×
Loading ...

Quais os perigos da louça de melamina?

Atualizado em 19 julho, 2017

Você acabou de comprar ou de ganhar um conjunto lindo de louça de melamina. As instruções que acompanham o produto dizem que os pratos não quebram ou mancham facilmente e que esse tipo de louça é segura para uso em lavadora de louças. Além disso, o preço é bem interessante. Porém, você ficou preocupado porque já ouviu falar que existem alguns problemas com a louça de melamina que as instruções não mencionam.

Utensílios de melamina estão cada vez mais comuns (Image by Flickr.com, courtesy of Gordana Adamovic-Mladenovic)

O que é melamina?

A melamina é um composto "orgânico" industrial. Ela é uma triazina heterocíclica rica em nitrogênio que é produzida a partir de um destes três materiais básicos: ureia, diciandiamida ou cianeto de hidrogênio. Devido à melamina ser rica em nitrogênio, ela pode ser usada para aumentar o nível aparente de proteína em certos alimentos, especialmente em laticínios e produtos à base de trigo.

Quando a melamina é combinada, usando-se calor e pressão, com formaldeído e ureia, um polímero conhecido como resina melamina é formado. Quando toda a água que essa resina contém é liberada sob pressão, ela se torna um plástico termoendurecível que pode ser moldado e prensado em formas variadas, incluindo louças.

Loading...
A melamina é um composto "orgânico" industrial (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Melamina e resinas termoplásticas

A resina melamina é um material versátil que apresenta uma estrutura muito estável que pode ser moldada na forma de placas para piso, quadros brancos que dispensam o uso de giz, tecidos retardadores de fogo e louças. A resina é também chamada de termoplástica porque o "plástico" ou o formato do material é fixo e imutável após ter sido moldado, a menos que seja exposto ao calor excessivo.

Quadros brancos podem ser feitos de melamina (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Problemas na produção de produtos feitos de melamina

Várias substâncias químicas tóxicas são usadas na produção dessa resina, como o formaldeído e a ureia. Sob a pressão usada na criação da resina, a melamina libera água, que deve ser removida completamente. Caso não haja essa remoção, o termoplástico resultante será instável. Essa instabilidade pode levar a melamina a se decompor em seus elementos originais, e alguns deles são tóxicos.

Substâncias químicas tóxicas são usadas na produção de melamina (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

O que a resina melamina pode liberar?

Além de um processo de manufatura inadequado, o termoplástico de resina melamina, geralmente estável, pode liberar elementos tóxicos (incluindo o formaldeído e a ureia) quando exposto a altas temperaturas, como as do forno ou do micro-ondas.

Essa possibilidade de liberação de elementos tóxicos significa que você nunca deve colocar sua louça de melamina no forno ou usá-la para reaquecer comida no micro-ondas.

Nunca se deve colocar a louça de melamina no micro-ondas (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Comedouros de melamina para animais de estimação

A louça de melamina feita para animais de estimação foi examinada minuciosamente por veterinários e cientistas em 2007 devido à morte desses animais. Os profissionais tentaram verificar se os comedouros foram a causa da morte de centenas de animais, que apresentaram falência renal devido à contaminação da ração quando em contato com os pratos de melamina. Entretanto, descobriu-se que a melamina está também presente no glúten de trigo, geralmente adicionado a muitas rações animais. Por esse motivo, foi impossível se afirmar com certeza se somente o uso de comedouros de melamina foi a causa das mortes.

Uma possível conclusão foi a de que a combinação entre a melamina contida na ração comercial e a melamina dos comedouros deve ter contribuído para o que foi chamado de "envenenamento sinergístico" — envenenamento resultante de várias fontes de toxina no ambiente.

A morte de muitos animais de estimação foi relacionada à melamina (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Envenenamento sinergístico por melamina

Como consumidor, você pode estar correndo o risco de sofrer envenenamento sinergístico por melamina se estiver consumindo pães feitos com trigo cultivado com fertilizante à base de melamina e que receberam aditivos de melamina para aumentar o nível aparente de proteína. O risco ocorre também se você bebe leite que recebeu adição de melamina em um copo feito de resina melamina. O risco existe com a combinação de diferentes fontes de melamina. Um único elemento é provavelmente seguro; a adição de elementos pode contribuir para o envenenamento sinergístico.

Alimentos também podem conter melamina (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Reciclando a louça de melamina

Deve-se tomar cuidado ao reciclar a louça feita de resina melamina. Uma vez que ela é um termoplástico, quando quebrada, é revertida em formaldeído e ureia, que são tóxicos. Isso torna esse material prejudicial ao ambiente.

Deve-se tomar cuidado ao reciclar a louça de melamina (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...