Desvantagens da hidroponia para colheitas comercias

Escrito por lawrence harris | Traduzido por marcos silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens da hidroponia para colheitas comercias
Os tomates representam o maior segmento da industria comercial de hidropônicos (three fresh hydroponics tomatos image by Flashon Studio from Fotolia.com)

Desde que hidroponia se tornou parte do nosso vocabulário no final de 1930, grande parte das pessoas na rua provavelmente tem uma impressão principal sobre o assunto: já que é tão complexo e científico, provavelmente funciona sempre muito bem para o cultivo de qualquer planta se você souber o que está fazendo. Esta impressão não é particularmente verdadeira. Há um certo número de desvantagens no uso em colheitas comerciais de hidroponia.

Outras pessoas estão lendo

História

A hidroponia moderna como a conhecemos começou no final de 1930 através do trabalho do professor William Frederick Gericke da Universidade da Califórnia, em Berkeley, embora os princípios da hidroponia terem sido trabalhados pela primeira vez no século 17 por Sir Francis Bacon. O livro de Gericke de 1940, "Complete Guide to Soilless Gardening", se tornou um clássico no campo. Hoje, os produtos cultivados em sistemas hidropônicos e plantas ornamentais constituem uma pequena, mas significativa, porcentagem das culturas produzidas em todo o mundo.

O Land Pavilion no EPCOT Center de Walt Disney World foi inaugurado em 1982 e se destaca por apresentar uma variedade de técnicas de hidroponia. Começando na década de 1990, a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) realizou pesquisa de hidroponia para o Sistema de Suporte à Vida Ecológica Controlada (CELSS).

Desvantagens da hidroponia para colheitas comercias
Primeiros produtos hidropônicos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Dicas

Nem todos os tipos de culturas comerciais são adequados para serem cultivadas hidroponicamente. Algumas culturas crescem em grandes arbustos ou árvores, como amoras, framboesas e cerejas, e são demasiadamente grandes para instalações hidropônicas. Outras culturas, como espinafre e alecrim, têm necessidades de nutrientes ou água que são impraticáveis ​​para o cultivo hidropônico.

Desvantagens da hidroponia para colheitas comercias
Nem todas as culturas são boas para hidroponia (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Clima

O clima quente e oxigenação limitada pode limitar a produção, e pode resultar em colheitas perdidas. Em áreas onde isso é possível, como em localidades do deserto, os resultados das culturas cultivadas em sistemas hidropônicos são irregulares, principalmente onde o acesso a energia elétrica não é suficiente para garantir a circulação da água nutritiva. Essas limitações podem ser superadas com mais controle sobre o ambiente, tais como a construção de uma cobertura climatizada. Mas os custos de atendimento de uma instalação desse tipo em um clima extremo elevaria o custo de produção de forma a não haver esperança para lucros.

Desvantagens da hidroponia para colheitas comercias
O clima e localização interferem na possibilidade de hidroponia (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Geografia

Algumas regiões do mundo simplesmente não são passíveis de hidroponia. Disponibilidade de energia elétrica suficiente e um suprimento adequado de água é crucial. Além disso, os custos associados ao transporte de suprimentos agrícolas para o local e produtos frescos aos mercados se tornam mais proibitivos conforme mais distante está o cultivo hidropônico dos centros populacionais. Terrenos montanhosos também são um impedimento.

Desvantagens da hidroponia para colheitas comercias
A localização é importante para a hidroponia (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Doença

Pragas e doenças de veiculação hídrica, como a salmonela, podem devastar uma fazenda hidropônica muito mais rapidamente e de forma decisiva do que fazendas tradicionais, pois cada planta em um sistema de hidroponia está compartilhando a mesma solução nutritiva. Os efeitos de tal surto podem ser limitados pela divisão de instalações operacionais em várias "células" autossuficientes, mas isso aumenta a configuração inicial e os custos operacionais para ajudar a evitar um evento que pode ou não acontecer.

Desvantagens da hidroponia para colheitas comercias
Doenças transmitidas pela água são um problema (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Manutenção

Os parâmetros de funcionamento de uma instalação de hidroponia precisam ser monitorados de perto, e qualquer monitoramento ou quebra de equipamentos da circulação de nutrientes precisam ser reparados e os sistemas precisam voltar a funcionar rapidamente. Plantas cultivadas em hidroponia reagem rapidamente às alterações no ambiente. Se esta mudança é para pior, as plantas irão reagir rapidamente a ela, mostrando sinais de deficiência ou problemas dentro de um curto período de tempo.

Desvantagens da hidroponia para colheitas comercias
Os cultivos hidropônicos respondem rapidamente a alterações (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível