As desvantagens dos soldadores robóticos

Escrito por simon slayford | Traduzido por ludmila cavalcanti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As desvantagens dos soldadores robóticos
Soldadores robóticos normalmente são usados ​​em linhas de montagem (Kim Steele/Photodisc/Getty Images)

Soldagem robótica é o processo de instalação de máquinas totalmente automatizado, usado para fazer certos processos de soldagem. Existem alguns tipos básicos dessas máquinas, as retilíneas e as de articulação. A retilínea é capaz de se mover em todos os três eixos e tem um "punho" rotativo, isto é, permite que o robô se mova em qualquer lugar necessário dentro do seu espaço. Um braço de robô articulado se move mais como um braço humano com um punho rotativo e, por isso, é mais limitado.

Outras pessoas estão lendo

Como eles funcionam

Um soldador robótico é, essencialmente, um dispositivo de soldadura ligado a um braço robótico. Esse braço deve ser programado para soldar uma tarefa específica. De modo a completá-la da forma adequada, o soldador deve "saber" onde cada área específica a ser soldada está situada, e deve ser capaz de chegar a essa área. Essa informação é programada no robô para que ele solde nos locais corretos. Muitas vezes, um braço robótico de soldagem irá trabalhar em uma correia transportadora, assim ele é programado para executar apenas uma tarefa, tal como soldar um lado de um para-choque de carro.

Processos de soldagem

Soldadores robóticos usam vários processos diferentes para soldar. SMAW, ou Shielded Metal Arc Welding, é um processo comum e adaptável, que utiliza eletrodos para aquecer e soldar o metal. Soldagem a arco submerso é um sistema de soldagem mais complexo, que requer que a máquina trabalhe sem supervisão. Flux Cored Arc Welding é um sistema de soldadura flexível, que pode ser usado em muitas áreas diferentes, mas pode produzir uma solda fraca. Gas Tungsten Art Welding é uma forma que pode ser utilizada em vários materiais, mas apenas em superfícies horizontais.

Vantagens

Soldadores robóticos permitem uma produção mais rápida e de qualidade regular. Isso ocorre porque um robô executa a mesma tarefa da mesma forma todas as vezes. A segurança do trabalhador é maior, porque os seres humanos já não têm de trabalhar diretamente com soldadores. Além disso, os robôs tendem a ser mais baratos de manter do que contratar uma pessoa para fazer o mesmo trabalho.

Desvantagens

Apesar das vantagens de se utilizar um soldador robótico, ele também apresenta algumas preocupações. Soldadores robóticos são caros, o que significa que uma empresa média não pode pagar por um. Eles exigem pessoal treinado e um programa, e frequentemente podem quebrar ou precisar de reparos. Outras preocupações são as de que o movimento limitado de um braço robótico pode não permitir que o robô solde todos os lugares necessários, e isso significa que um soldador humano ainda terá que terminar o trabalho. Se o objeto a ser soldado tiver sido colocado incorretamente, o robô continuará a soldar exatamente nos mesmos locais programados, de modo que as soldas ficarão no lugar errado. A má programação também pode produzir resultados imprecisos. Os robôs também são limitados a apenas alguns poucos tipos de solda, e muitos deles levam mais tempo para esfriar ou podem até mesmo enfraquecer o metal se não forem usados corretamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível