As desvantagens das tecnologias modernas para os jovens

Escrito por alan valdez | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As desvantagens das tecnologias modernas para os jovens
As gerações mais jovens nem conseguem se lembrar ou imaginar a vida antes da era digital (Child playing computer image by Ilya Postnikov from Fotolia.com)

Os jovens de hoje estão expostos à tecnologia digital de uma maneira nunca antes vista. A tecnologia moderna pode se tornar um componente invisível e, ao mesmo tempo, fundamental em suas vidas. Como o conhecimento tecnológico é quase um requisito para conseguir um emprego nos dias de hoje, esse estilo de vida digital pode ser muitas vezes vantajoso, mas a tecnologia pode ser uma faca de dois gumes.

Outras pessoas estão lendo

Déficit de atenção induzido pela tecnologia

A prevalência do transtorno de déficit de atenção em crianças tem aumentado drasticamente na chamada "Geração Nintendo". De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Washington e compilado a partir da Pesquisa Nacional de Assistência Médica Ambulatorial de 1990 a 1995, os casos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) diagnosticados a cada ano quase dobraram naquele período. Isso não é surpresa, já que aqueles anos foram marcados pela proliferação de computadores multitarefa e consoles de videogame.

"Grande parte do conteúdo da televisão e dos vídeo games envolve mudanças bruscas de atenção, uma vez que o espectador muda o foco de um alvo para outro ou reorienta-se devido a movimentos rápidos ou um novo ângulo de visão", afirmam os pesquisadores Bartlet, Anderson e Swing da Universidade Estadual de Iowa.

"Esse ritmo rápido parece ser um elemento importante para a associação entre a exposição aos vídeo games e ao déficit de atenção", eles concluem.

Informação demais

Informação em excesso pode ter efeitos negativos, particularmente em se tratando de tecnologia. Um estudo realizado pelo Pew Internet & American Life Project demonstrou que quase 60% dos jovens de 12 a 17 anos que foram entrevistados já tinham sido abordados por estranhos na internet.

Pesquisas semelhantes compiladas pelo governo de Michigan constataram que 29% das crianças que utilizam a internet divulgariam seu endereço, enquanto 14% divulgariam seu e-mail. Além disso, uma em cada cinco crianças já recebeu uma solicitação sexual online.

Consumismo e dependência tecnológica

Para muitos jovens, ser incapaz de adquirir os "gadgets" mais recentes significa ser excluído das atividades sociais de seus amigos. "Os jovens crescem neste mundo artificial em que a utilização de dispositivos tecnológicos é normal", explica Claus J. Tully, um pesquisador do Instituto da Juventude Alemã, em seu artigo "Crescendo em mundos tecnológicos".

"'Gadgets como celulares, computadores e 'palms' (computadores portáteis), estruturam suas vidas e afetam, por exemplo, sua maneira de marcar compromissos, sua linguagem ou suas preferências estéticas", ele observa. "'Gadgets são indispensáveis."

Perda de diversidade e individualidade

Na era digital, até os cantos mais remotos do mundo estão a apenas um clique de distância. No entanto, muitos jovens buscam sites 'americanizados', isto é, comerciais globalizados e rotulados, como destaca Sonia Livingstone, pesquisadora da Escola de Economia e Ciência Política de Londres. Os jovens em todos os lugares assistem aos mesmos programas de TV e querem os mesmos 'gadgets' e os mesmos jeans de grife.

Exclusão digital

Outra contradição da tecnologia: a possibilidade de comunicação quase universal pode criar novas barreiras como, por exemplo, exclusão por gênero. Como o estudo do pesquisador Claus Tully concluiu, mais da metade dos homens e apenas 9% das mulheres afirmaram ter grande interesse em tecnologia. Da mesma forma, as diferenças de conhecimento tecnológico tendem a criar abismos entre as gerações digitais, enquanto os custos para desenvolver tecnologias de ponta criam uma grande distância entre os jovens de países desenvolvidos e aqueles de regiões menos prósperas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível