Detectando defeitos na partida do carro

Escrito por don bowman | Traduzido por elcio borges gomes
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Detectando defeitos na partida do carro
Problemas de partida são os mais comuns em carros (holding car key image by Photosani from Fotolia.com)

Problemas de partida são um dos mais prováveis de ocorrer em algum ponto na vida útil do carro. Eles podem ser causados por uma variedade de anomalias, desde bateria a um sensor. Seguir este procedimento vai agilizar o processo de diagnóstico de um problema na partida.

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O que você precisa?

  • Voltímetro
  • Alicate amperímetro
  • Hidrômetro
  • Soquetes de 1/4" ou 3/8"
  • Extensão de 15 cm
  • Chave de catraca
  • Chave de fenda comum

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Instruções

    Identificando o problema

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    Gire a chave até as luzes do painel acenderem. Se as luzes não acendem, as conexões da bateria ou a bateria estão sob suspeita e pode-se descartar um problema no motor de arranque. Se as luzes se acendem, tente ligar o motor. Se o motor não girar (ele só faz um som de clique), a suspeita recai sobre a bateria. Se as luzes acendem e o motor operar, mas não "pegar", o problema está no funcionamento do motor. Se o motor não funcionar, vá para o passo dois. Vá para o passo seis se o motor operar, mas não iniciar o funcionamento.

    Detectando defeitos na partida do carro
    Primeiro verifique se as luzes do painel acendem (dash board image by Stanislav Halcin from Fotolia.com)
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    Inspecione o terminal da bateria para ver se há corrosão ou se está solto. Limpe os terminais, se necessário, molhe-os e coloque bicarbonato de sódio sobre os terminais. O bicarbonato de sódio neutraliza o ácido e limpa os terminais. Aguarde os terminais pararem de espumar e limpe-os com água. Tire o terminal negativo e limpe-o com uma escova de aço. Deixando desligado o terminal negativo, remova o positivo e limpe-o com uma escova de aço. Reinstale os terminais colocando primeiro o positivo. Verifique se o problema foi resolvido. Se não, pegue o voltímetro e verifique a tensão entre os terminais, a ponta vermelha do voltímetro no terminal positivo e a preta no negativo. Deve mostrar 12,3 v ou mais. Se a tensão estiver baixa, a bateria está descarregada ou é incapaz de manter carga. Tire as tampas da bateria e verifique as células uma de cada vez com o densímetro. A leitura densímetro deve ser a mesma em todas as células, se todas as células estiverem boas. Uma bateria completamente carregada irá mostrar uma densidade de 1260 no densímetro. Verifique o nível de água na bateria e, se necessário, encha com água destilada.

    Detectando defeitos na partida do carro
    Se a limpeza dos terminais não resolver, verifique a tensão com um voltímetro (dead battery image by Katrina Miller from Fotolia.com)
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    Recoloque as tampas da bateria e ligue o multímetro para testar a bateria. Observe a voltagem à medida que pressionar o botão de carga por cinco segundos. Observe quanto a tensão cai enquanto a carga está sendo aplicada. Olhe na etiqueta na parte de cima da bateria e procure a Corrente de Partida a Frio (Cold Cracking Amps, CCA). Compare-a com os diagramas no testador de carga para baterias do tamanho respectivo. Por exemplo, em uma bateria de 55 A em partida a frio a voltagem não deve cair abaixo de 10,5 v, quando é aplicada a carga. Isso pode indicar que uma célula na bateria está estragada e exige a substituição da bateria.

    Detectando defeitos na partida do carro
    Use o multímetro para medir a tensão ou a voltagem da bateria (multimeter image by dinostock from Fotolia.com)
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    Observe onde o cabo preto negativo se conecta ao motor e verifique se ele está bem apertado. Verifique se o cabo positivo está bem apertado ao motor de arranque.

    Detectando defeitos na partida do carro
    Verifique a conexão dos cabos ao motor de arranque (Vintage Car Engine image by itsallgood from Fotolia.com)
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    Desligue o pequeno fio da solenoide do motor de partida. Coloque a ponta vermelha do voltímetro no fio pequeno e coloque a ponta preta do voltímetro na bateria. Peça a um amigo que gire a chave de ignição para a posição inicial. Deve haver corrente no fio durante todo o tempo que a ignição estiver ligada. Se houver corrente, então o motor de arranque é o problema e tem de ser substituído. Se não houver corrente, verifique o fusível na caixa de relés perto do paralamas do lado do motorista. Se quiser fazer um teste, retire o motor de arranque e verifique a corrente em um terminal. Coloque o fio vermelho positivo do voltímetro no terminal de relé e coloque a ponta negativa no terminal negativo da bateria para verificar a corrente de energia. Se houver energia, então peça para o ajudante virar a chave para a posição inicial e verificar para ver se outro terminal tem energia. Deve haver corrente nos dois terminais quando a ignição está posicionada em "partida". Se houver energia no segundo terminal, desligue a chave. Pegue um fio e conecte o terminal com a alimentação de energia a um dos terminais que não tinham energia. Experimente o próximo terminal se não houver resposta no arranque. Quando conectar, se motor de arranque se mover, o relé é a causa do problema e precisa ser substituído. Se não havia energia para o relé quando a chave estava na posição de início, então o problema pode ser na chave da partida.

    Detectando defeitos na partida do carro
    Teste a corrente nos dois terminais de ignição (Car engine image by George Dolgikh from Fotolia.com)
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    Insira uma vela de ignição adicional na extremidade de um dos cabos de vela. Não retire uma vela de ignição do próprio motor para este teste. Se houver uma proteção sobre o motor, remova os parafusos de 10 mm da proteção e puxe para fora a cabeça do cabo de vela e insira a vela colocando-a em contato com partes de metal que sejam aterradas. Não toque na vela durante este teste ou levará um choque. Peça para o ajudante dar a partida. Olhe para o eletrodo da vela e veja a centelha que ocorre a cada poucas voltas do motor. Se não houver nenhuma faísca, existe um problema com o sistema de distribuição do motor. Leve o carro a uma oficina com o equipamento de teste correto. Se observar faíscas, então o problema está no sistema de injeção de combustível.

    Detectando defeitos na partida do carro
    Uma vela de ignição extra serve para testar o distribuidor (Close-up old burned spark plug on white image by Ragnarocks from Fotolia.com)
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    Olhe para a parte superior do motor e localize o caminho do combustível aos injectores. Deve haver uma válvula Schrader nessa tubulação. Certifique-se de apagar quaisquer cigarros ou fonte de calor, como uma lâmpada elétrica, durante esta etapa. Com uma pequena chave de fenda ou um prego, empurre a válvula Schrader. Peça para o ajudante virar a chave e olhe a pressão de combustível na válvula. Se não houver válvula Schrader na tubulação, apenas afrouxar o tubo de combustível produz os mesmos resultados. Se não houver combustível expulso, verifique o fusível da bomba de combustível e o relé localizado na caixa de relés. Se não estiverem com defeito, a bomba de combustível está danificada e é necessária a substituição.

    Detectando defeitos na partida do carro
    Quando verificar a bomba de combustível, lembre de apagar quaisquer fontes de calor, como cigarros e lâmpadas (car engine image by itsallgood from Fotolia.com)

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