on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como detectar aparelhos de escuta na sua casa

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Ter um aparelho de escuta instalado na sua casa é algo que não parece nada provável. Isso é possível, no entanto, se sua carreira profissional exigir que você proteja segredos empresariais. Escutas também podem ser usadas por pessoas que se interessam em conhecer sua rotina diária. Elas são instaladas de forma disfarçada e é difícil detectá-las se você não souber o que procurar. Um equipamento específico de detecção é infalível para encontrar os microfones, mas pode ser caro. Se você não tiver acesso a esse tipo de aparelho, há várias outras formas de descobrir se existe uma escuta na sua casa.

Instruções

Se você notar que o telefone, o rádio ou a televisão estão estranhos, é possível que haja uma escuta (eavesdropping image by pixelcarpenter from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Escute o seu telefone atentamente. Quando utilizá-lo, é possível que ouça algumas mudanças de volume e outros barulhos estranhos. A presença de "estalos" também pode ser sinal de uma escuta. Ouvir ruídos vindo do aparelho mesmo quando ele está no gancho é outro indício. Atendê-lo e não ouvir ninguém, ou escutar um bipe alto e agudo, pode ser mais um vestígio da presença de um microfone escondido.

    Loading...
  2. Preste atenção no comportamento da televisão. Se existirem escutas na casa, elas tendem a interferir no sinal da TV. Mude os canais para ver se há alguma estática incomum ou interferência. Os canais que os bisbilhoteiros gostam de usar são os 2, 17, 13, 14, de 50 a 60 e de 66 a 68.

  3. Use um rádio AM/FM para vasculhar a área. Ligue o rádio na FM e mude de estação para uma frequência calma e sem uso. Ande pela casa com o aparelho. Se ouvir um guincho agudo, é possível que exista uma escuta no aposento.

  4. Vasculhe as paredes e o teto. Uma leve descoloração pode indicar que um microfone foi inserido no local. Verifique a parte interna das tomadas e veja se elas aparentam ter sido removidas. Olhe também nas quinas do chão com as paredes. Se houver poeira, este pode ser um indicativo de resíduo de gesso deixado por alguém que instalou um microfone escondido na área.

  5. Verifique a localização dos seus móveis e objetos, especialmente em lugares onde a instalação de escutas é provável, como escritório e sala de estar. Se eles aparentam ter sido movidos, embora nada tenha sido levado, você pode estar sendo espionado.

  6. Remova quaisquer presentes suspeitos que você tenha recebido de pessoas pouco conhecidas. Equipamentos eletrônicos como relógios e rádios e canetas podem ser equipados com uma escuta. Ocasionalmente, um concorrente comercial pode lhe enviar um "presente". Uma vez dentro de casa, eles passam a ouvir suas atividades.

  7. Examine seus arredores. Se é comum haver caminhões de entrega e vãs estacionados do lado de fora da sua casa sem ninguém dentro, os veículos podem estar sendo usados como posto de escuta.

    Se equipes de manutenção vão à sua casa sem você ter chamado, seja prudente. É possível que eles estejam lá para instalar uma escuta. Verifique atentamente o que foi feito para garantir que foi um conserto de verdade.

Loading...

Dicas

  • Se você achar que está em perigo porque uma pessoa está espionando você, contate a política imediatamente.
  • Chame uma empresa profissional de remoção de escutas para vasculhar sua casa.

Referências

Loading ...
Loading ...