Mais
×

Sinais de que meu telefone está grampeado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora pareça um medo paranoico, o grampeamento de telefones e celulares está aumentando de acordo com o tempo. Conhecer os sinais que indicam o grampeamento podem vitais para detectá-lo. Ladrões de identidades em específico grampeiam telefones para conseguir dados pessoas, como números de documentos, dados bancários, cartões de crédito, entre outras informações que comumente falamos ao telefone.

Telefones (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Barulhos estranhos

O sinal mais óbvio de que talvez um telefone esteja sendo monitorado é a ocorrência de alguns barulhos estranhos, algumas vezes emanados do próprio telefone. Esses barulhos incluem zumbidos, estalos e sussurros. Um bom indicador de que o telefone está grampeado é quando estes barulhos ocorrem mesmo fora de uma ligação, quando o telefone não está em uso. Muitas vezes, o equipamento ou programa (dependendo se é um telefone fixo ou celular) colocado no telefone vai fazer barulho, seja em execução ou durante a gravação durante uma conversa.

Bateria quente

Quando um celular é usado por longos períodos de tempo, a bateria tende a ficar mais quente por conta do uso. Um sinal de que seu celular possa estar grampeado é justamente quando a bateria está quente mesmo sem estar usando frequentemente o aparelho. Isso pode não ser um indício para telefones fixos sem fio ou para celulares que acabaram de ter suas baterias recarregadas, uma vez que a bateria esquenta durante a recarga.

Luzes estranhas

Outro sinal de que seu celular está sendo monitorado é de que ele pode ativar em horas estranhas, quando ninguém mexeu nele. Os hackers mais espertos invadem os celulares e usam programas que rastreiam as atividades, ligações e conversas dos aparelhos enquanto os donos não o estão usando, fazendo com que a tela do aparelho indique quem alguém está usando-o, mesmo quando não tiver ninguém por perto. Alguns celulares ligam as telas logo após o uso ou serem bloqueados, mas isso não é indício de que alguém está o acessando, mas sim quando a tela ligar após alguns minutos sem usá-lo.

Equipamento extra

Uma das maneiras mais óbvias de dizer que um telefone está grampeado é checando o seu telefone, a tomada, o conector do cabo do telefone, a secretária eletrônica ou qualquer outro equipamento que você use juntamente ao telefone. Se algo "novo" ou estranho estiver conectado, ligue para a companhia telefônica e pergunte sobre tal equipamento. Se o equipamento parecer não ter importância, talvez você seja uma vítima do monitoramento de telefone.

Como evitar

Tanto para telefones fixos quanto para os celulares, o indivíduo malicioso deverá estar em contato direto com o telefone para instalar o equipamento ou programa. Telefones fixos geralmente terão um equipamento extra instalado, já com os celulares normalmente é um programa dentro memória. Se você recentemente perdeu seu celular e conseguiu recuperá-lo, verifique se há alguns dos sinais discutidos no artigo. Tome cuidado para nunca deixar seu aparelho sozinho ao alcance fácil de algum indivíduo que você não confie.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article